Inverno chega e promete frio acima da média na região - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 21 de junho de 2016

Inverno chega e promete frio acima da média na região

Divulgação
O inverno no Hemisfério Sul começou nesta segunda-feira (20/06) oficialmente às 19h34, quando ocorre o solstício de inverno e tivemos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho.


O dia e hora exatos variam. Para a região, segundo o meteorologista Carlos Augusto Souto, a estação será com temperaturas abaixo da média normal do inverno.

“Assim como todo inverno, teremos o ar mais seco e sem chuva. Mesmo que chova, não será uma quantidade considerada. A única coisa que vai surpreender é a temperatura abaixo da média normal dentro do que estamos acostumados”, ressaltou o meteorologista. A resposta para tanto frio se deve porque neste ano uma massa de ar polar levou frio intenso às regiões Sul e Sudeste do país, antes mesmo do início do inverno.

PREVISÃO

Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o Centro-Oeste também é de frio intenso.

“As regiões Sul e Sudeste têm as temperaturas mais baixas e os termômetros marcarão abaixo de zero durante o inverno. O Centro-Oeste registrou no último sábado (18/06) a temperatura mais baixa (9,9ºC) e por todo o inverno a mínima deve ficar entre 13ºC e 14ºC”, disse Carvalho.

A temperatura mínima para a região Sul deve ficar entre 0ºC e 4ºC e na região Sudeste os termômetros variam entre 3ºC e 4ºC.

Em 2015, o inverno foi um pouco mais quente em relação à média, em praticamente todo o país, com até um grau a mais que a expectativa para 2016. Neste ano, por conta da neutralidade de fenômenos que alteram a temperatura, como o El Ninõ e La Niña, o inverno será mais rigoroso.

SOLSTÍCIOS 

A palavra vem do latim: Sol e sistere (que não se move). Na astronomia, o evento marca o momento em que a luz solar incide com maior intensidade sobre o Hemisfério Norte e quando o sol encontra-se o mais distante possível da Linha do Equador.






Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!