Chuva de meteoros líridas acontece na madrugada de quinta e sexta - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Chuva de meteoros líridas acontece na madrugada de quinta e sexta

Fotos: Galeria do Meteorito

Todos os anos, entre os dias 16 e 25 de abril, acontece a chuva de meteoros Líridas, mas é nos dias 21 e 22 de abril que ocorre seu pico, ou seja, o momento em que a maior quantidade de meteoros risca o céu.

A chuva de meteoros Líridas é resultado da passagem da Terra pelos rastros de detritos deixados pelo cometa Thatcher C/1861 G1. Nessa época do ano, o nosso planeta passa justamente nessa esteira de poeira desse antigo cometa, o que atrai os pequenos fragmentos que penetram em nossa atmosfera, criando as magníficas "estrelas cadentes", como são popularmente conhecidos os meteoros.

Como observar a chuva de meteoros Líridas 2016?

Seja pra observar essa ou qualquer outra chuva de meteoros, a regra é a mesma: buscar um lugar com o mínimo de poluição luminosa possível, longe de luzes que podem atrapalhar a nossa observação.

O radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) encontra-se ao lado da constelação de Lira, o que justifica o nome da chuva. Pouco antes do amanhecer, por volta das 04h00 da madrugada, olhe para a direção norte do céu, e encontre a estrela Vega (como mostra a imagem abaixo).

Quanto mais ao norte do Brasil você estiver, melhor será sua observação da chuva Líridas. Em São Paulo, por exemplo, seu radiante se encontra muito próximo do horizonte, o que dificulta um pouco sua observação.

Nenhum equipamento é necessário, já que os meteoros riscam uma grande extensão do firmamento em questão de instantes. Telescópios ou binóculos iriam apenas atrapalhar a nossa observação.

O pico da chuva de meteoros Líridas costuma gerar cerca de 15 meteoros por hora, e em alguns anos, esse número pode chegar a 100 meteoros por hora. Infelizmente, por conta da Lua Cheia (também no dia 22 de abril), a quantidade de meteoros será menor, já que a luz do luar ofuscará o brilho tênue dos meteoros. Somado a isso, se você estiver em uma cidade grande, as condições de observação serão muito ruins, e apenas meteoros muito brilhantes (como os bólidos/bolas de fogo) é que poderão ser vistos.

Para nossa sorte, dentro de alguns dias (05 de maio), acontece a chuva de meteoros Eta Aquaridas, que além de ser mais intensa (cerca de 40 meteoros por hora), não terá interferência da Lua, que estará praticamente na fase Nova. O céu estará bem escuro, e teremos uma das mais excelentes chuvas de meteoros do ano.

Curiosidade sobre a chuva de meteoros Líridas: na verdade, ela deveria se chamar "Herculidas", e não "Líridas", pois seu radiante fica na constelação de Hércules. Essa chuva foi nomeada e identificada no século 19, quando a UAI (União Astronômica Internacional) ainda não havia adotado "oficialmente" a configuração das constelações, o que ocorreu somente em 1922.

Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Líridas 2016

Em parceria com o Observatório Slooh, o site Galeria do Meteorito disponibilizará imagens em tempo real de câmeras instaladas em regiões remotas do globo, para que você acompanhe a chuva de meteoros Líridas 2016 ao vivo, mesmo que o tempo esteja nublado em sua cidade. 

Uma das razões que faz a chuva de meteoros Líridas ser uma das mais famosas, é o fato dela nos surpreender de tempos em tempos, criando grandes "outbursts", ou seja, um grande aumento abrupto na quantidade de meteoros. Sempre existe a possibilidade de surgir uma quantidade de aproximadamente 10 meteoros riscarem o céu, como ocorreu na Grécia em 1922, no Japão em 1945 e nas Américas em 1982.

A chuva de meteoro Líridas é uma das mais antigas chuva de meteoros relatadas em documentos antigos, que datam cerca de 2.700 anos atrás.





Galeria do Meteorito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!