Visitas ao monumento do Farol, construído no Século XIX, vão prosseguir durante todo o ano - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Visitas ao monumento do Farol, construído no Século XIX, vão prosseguir durante todo o ano

foto: divulgação / secom 
Nas visitas,  além de um cenário encantador, as pessoas ficam conhecendo mais sobre o antigo monumento, erguido em 1882 pelo engenheiro francês  Gustave Eiffel,  de acordo com o site Wikipédia e alguns sites franceses


Desde que se entende por gente, o carioca Christiano de Araújo passa o verão na Praia do Farol. Uma de suas maiores frustrações era não ter conseguido  subir no monumento que dá nome à praia, localizado na área da Marinha do Brasil. "Eu me lembro que houve um tempo em que as pessoas podiam subir, mas eu ainda era muito pequeno. Agora sim, realizei meu sonho", conta o rapaz que está entre as mais de 500 pessoas que visitaram o local desde que foi aberto à visitação, em 9 de janeiro deste ano. 

 As visitas serão retomadas nos dias 20 e 27 deste mês, quando  novos grupos terão  a oportunidade de chegar ao topo de 45 metros de altura, apreciando a praia de um ângulo privilegiado. Uma ótima notícia é que a visitação prosseguirá durante todo o ano em datas a serem divulgadas posteriormente, conforme informou recentemente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que organiza os passeios.

Nas visitas,  além de um cenário encantador, as pessoas ficam conhecendo mais sobre o antigo monumento, erguido em 1882 pelo engenheiro francês  Gustave Eiffel, o mesmo que criou a famosa Torre Eiffel, em Paris (França) e a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque (EUA), através da exibição de um vídeo e de uma palestra realizada antes da subida dos 216 degraus. As visitas ao monumento estão acontecendo graças a uma parceria entre a Prefeitura de Campos e Marinha do Brasil.  Também contribuíram para viabilizar a parceria a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. 

Os interessados podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, situada à Rua Barão de Miracema, 178, ou agendar pelo telefone (22) 2733-4331. Quem desejar, pode agendar ainda no estande do Turismo na praia, na Avenida Atlântica.

Antes de subir

Deve-se chegar com antecedência de 20 minutos de cada horário marcado. Antes da subida, também, o visitante deverá assinar o Protocolo de Responsabilidade, pelo qual cada um se responsabiliza por sua integridade física e garante estar em boas condições de saúde, de acordo com exigência da  Marinha do Brasil. Apesar disso, há uma ambulância de prontidão no local para qualquer eventualidade que possa surgir. 

Devido ao forte calor do verão, as pessoas são orientadas a levar água e ir com roupas frescas, além do uso de tênis ou sapatos fechados, uma prevenção necessária para evitar escorregadas e tropeços. É importante também não permanecer no local além do tempo da visita e não entrar em áreas reservadas da Marinha. Para a garantia da visitação tranquila, permanecem no local, representantes da Guarda Civil Municipal e funcionários da  Secretaria de Saúde.





O Diário RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!