Batalha do Passinho é novo fenômeno cultural e acontece dia 16 no Palco Oficial - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Batalha do Passinho é novo fenômeno cultural e acontece dia 16 no Palco Oficial

Divulgação
Batalha do Passinho acontece dia 16, próximo sábado, às 19h, no palco oficial  na praia do Farol. 

Qual sua origem?

Rafael Nike, produtor musical e pesquisador de músicas urbanas há 20 anos, explica a gênese da dança na qual jovens da periferia carioca, em sua maioria, realizam coreografias num ritmo aceleradíssimo contorcendo todo o corpo, abaixando e subindo, enquanto as mãos são responsáveis por movimentos que se comunicam, seja com o oponente na batalha, seja com o público.

A verdade é que, assim como outros importantes gêneros atrelados à música, o Passinho não tem origem precisa. A única certeza é que a dança, considerada mais como uma variação do funk carioca, vem tomando contornos próprios e conquistando reconhecimento nacional e internacional, além de influenciar na formação, no dia a dia e até mesmo nos sonhos de adolescentes e jovens. 

O Passinho é o meio que a juventude se expressa e tenta vencer, com criatividade e alegria, a batalha da vida.

E diversão não falta. A maioria dos praticantes fica por horas, em bailes ou na rua, dançando (ou ensaiando, aí os verbos viram, na maioria dos casos, sinônimos). Uma devoção que contribui para mudanças de comportamento. “Os jovens das favelas do Rio de Janeiro enxergam no Passinho uma possibilidade de se tornarem reconhecidos fazendo aquilo que gostam, e passam horas dançando em vez de usarem drogas. Nas escolas, as brigas que aconteciam no recreio e no final das aulas foram trocadas por batalhas. Dessa forma, o Passinho ressignificou a ideia de dançarino de funk”, relata Nike.

Maiores informações e Inscrições no WhatsApp (22) 999945002 com Rodrigo do passinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!