Veja quais são os alimentos que contribuem na prevenção do câncer - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Veja quais são os alimentos que contribuem na prevenção do câncer

Foto Emater GO
Manter uma alimentação saudável não é fácil, e nem sempre é gostoso. Legumes, frutas, verduras, peixes, soja, chás, azeites e alguns outros ingredientes nem sempre fazem parte do cardápio e do gosto das pessoas. Mas muitos deles, além de auxiliar no controle de peso e na saúde em geral, também podem ser grandes aliados no combate ao câncer.

Já que outubro é o mês mundial da conscientização do câncer de mama e prevenir é sempre o melhor remédio, o hellofood, empresa líder de pedidos de comida online, presente em 40 países, selecionou os principais alimentos que podem te ajudar nessa luta. Confira abaixo a lista dos ingredientes e seus benefícios.

Pipoca - Ela é a melhor amiga do cinema e pode ser uma importante aliada para a saúde. Isso porque ela contém o polifenol, um antioxidante que reduz o risco de câncer. Mas nada de encher com aquela dose extra de manteiga.

Melancia, tomate e goiaba - Se você não é como a Magali, que ama melancia, reconsidere. Ou então use e abuse do tomate e da goiaba. Esses três alimentos são ricos em licopeno, substância antioxidante responsável pela coloração vermelha e que previnem o câncer de próstata.

Brócolis, couve-flor e repolho - Aposto que já tentou convencer alguma criança a comer essas "árvorezinhas". Então inclua também na sua alimentação, pois eles têm sulfarofanos, substâncias capazes de eliminar substâncias químicas responsáveis por mutações cancerígenas. O consumo diminui o risco de câncer de mama, útero, próstata, intestino, bexiga, pulmão e laringe.

Chás verde e branco - Eles são ótimos para aquecer no inverno e também são muito usados nas dietas. Mas também são ricos em compostos polifenóicos, que tem efeitos anticancerígenos. Essa substâncias inibem o surgimento e o desenvolvimento de tumor no pulmão, esôfago, duodeno, pâncreas, fígado, mama e cólon.

Soja - Para quem é vegetariano e faz bastante uso de soja e derivados, pode estar se protegendo sem nem saber. Isso porque esses alimentos são fonte de isoflavonas, que ajudam contra várias formas de câncer, destacando-se os de mama e próstata.

Linhaça - A semente também tem feito parte da dieta de muitas pessoas atualmente. Se não é para emagrecer, que seja para ficar livre de doenças cancerígenas. Esse alimento é fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama, colo do útero e próstata

Uvas vermelhas, suco e vinho tinto - Um brinde às uvas vermelhas e suas bebidas alcoólicas e não alcoólicas! Já é sabido que uma tacinha de vinho pode fazer bem ao coração e à saúde. Mas saiba que essa qualidade de uva contém altas concentrações de antioxidantes fenólicos (catequina, epicatequina, resveratrol) que são potentes agentes preventivos do câncer.

Frutas cítricas (laranjas, limas, limões e tangerinas) - Elas são grandes fontes de vitamina C e auxiliam no combate de gripes e resfriados. Mas essas frutas também tem limonóides, substâncias antioxidantes que apresentam efeito preventivo contra o câncer

Azeite de oliva extravirgem - Muita gente desconhece, mas os azeites traz vários benefícios para a saúde. Dentre muitos outros, eles são fonte de antioxidantes fenólicos, que ajudam a reduzir o risco de câncer de mama e de pulmão

Alho - Muito usado como tempero dos principais pratos do brasileiro, o alho também já é reconhecido como um alimento que ajuda a afinar o sangue. Mas ele é rico em alicina, que inibe a ação de nitrosaminas, associadas ao câncer do aparelho digestivo.








JTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!