Superintendência de Pesca e Agricultura adota medidas para minimizar efeitos da seca para pescadores - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Superintendência de Pesca e Agricultura adota medidas para minimizar efeitos da seca para pescadores

Foto: César Ferreira
A Superintendência de Pesca e Agricultura, vem adotando medidas para minimizar os efeitos da prolongada estiagem que provoca seca em toda a região e afeta os pescadores e agricultores. Na tentativa de aduzir água do Rio Paraíba do Sul para a Lagoa de Campelo, que secou, a Superintendência providenciou a dragagem do Canal do Vigário. 

Contudo, devido à baixa do Rio Paraíba do Sul, o volume de água está abaixo da linha da comporta e não é possível fazer a adução de água do rio para a lagoa pelo canal, conforme explica o superintendente de Pesca, Rodolfo Ribeiro. 

Para encontrar alternativas, a Superintendência tem feito reuniões com técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), tendo em vista que a solução seria a instalação de bombas junto da entrada da comporta no Rio Paraíba do Sul e a construção de uma barragem no canal, na altura do Parque Prazeres, mas o órgão do governo do Estado alega não ter recursos nem máquinas para fazer as intervenções necessárias.

- Estamos passando por uma das crises hídricas mais severas em todos os tempos e a solução para esta situação é recebermos chuvas intensas. O quadro é tão crítico que para vermos recuperados os recursos hídricos (rios, lagoas e canais) precisaria uma enchente, e embora pareça um absurdo, mas é a realidade, porque o solo está muito ressicado, a vegetação em toda região está com déficit de hidratação e o lençol freático foi afetado. Com isso, o solo não tem mais a umidade necessária para a produção agrícola, bem como para manter as pastagens importantes para a pecuária de leite - destacou o superintendente Rodolfo Ribeiro.








Secom / Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!