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quinta-feira, 30 de abril de 2015

Prumo anuncia projeto de gás para o Complexo Portuário do Açu

Foto: Divulgação
A Prumo divulgou nesta quinta-feira, 30, que assinou Memorando de Entendimento (MOU) com a Bolognesi Energia para avaliar um conjunto de oportunidades de investimentos para desenvolver projetos de gás natural no Porto do Açu.


A assinatura confirma a infraestrutura diferenciada e a atratividade do Porto do Açu para a indústria de Oil&Gas e energia.

“A produção doméstica de gás natural e a importação de GNL é fundamental para o futuro da energia no Brasil. O Hub de Gás do Açu irá oferecer soluções para produtores e consumidores da região, iniciando com uma unidade termelétrica e se estendendo para toda a indústria no curto prazo”, disse Eduardo Parente, CEO da Prumo.

“A região Sudeste é o centro de carga de energia do País. Portanto, o aumento da disponibilidade de geração de energia térmica, assim como a oferta de gás a partir do Porto do Açu, contribui para o desenvolvimento e crescimento do Brasil e será um grande catalisador do desenvolvimento local”, disse Paulo Rutzen, vice-presidente executivo da Bolognesi.

Hub de gás

A Prumo e a Bolognesi iniciaram os estudos complementares para viabilizar a instalação de um hub de gás no Porto do Açu. O Hub é uma das melhores soluções privadas para importação de GNL e produção doméstica de gás natural nas Bacias de Santos e Campos. O Hub se apresenta aos produtores como uma solução comercial atraente para a monetização do gás associado produzido, além de oferecer infraestrutura competitiva em larga escala para o consumo de gás industrial.

No porto serão oferecidas várias soluções, criando um Hub para a comercialização e consumo de produtos de gás natural, GNL e gás. Os projetos identificados para o Hub de Gás do Açu incluem termoelétricas a gás, terminal de regaseificação GNL, processamento de gás natural, terminal GLP, pipelines onshore e offshore para transporte de gás, armazenagem de GNL e outros serviços associados ao gás.

A instalação do Hub de gás é mais um diferencial do Porto do Açu. Além de contar com um porto pronto, já em operação, com capacidade para receber grandes navios e retroárea disponível para instalação, o porto também irá possibilitar uma solução logística eficiente e competitiva em larga escala para o consumo de gás natural.

Térmica

As vantagens competitivas do Porto do Açu e a infraestrutura já existente, aliadas a expertise da Bolognesi no desenvolvimento de projetos de energia, fizeram com que a Prumo e a Bolognesi estabelecessem condições comerciais o para desenvolvimento da primeira fase do Hub de Gás do Porto do Açu.

O principal projeto consiste na construção de uma termoelétrica a gás e na instalação de uma unidade regaseificadora flutuante de GNL.

De acordo com as condições comerciais, a Bolognesi irá alugar uma área de até 400.000 m² no Porto do Açu pelo período de 25 anos, com possibilidade de renovação por mais 25 anos. A Bolognesi será responsável pela construção de toda infraestrutura necessária para a implantação da térmica a gás, incluindo a subestação de energia, a linha de transmissão e o terminal GNL.

A assinatura de contrato definitivo para a instalação da termoelétrica e do desenvolvimento do Hub de gás, dependem da concretização de condições comerciais previstas no documento assinado entre as empresas.

Sobre a Bolognesi

Com sede em Porto Alegre, o Grupo Bolognesi atua nas áreas imobiliárias, construção pesada, concessões e energia. No setor de energia tem destaque a sua atuação no desenvolvimento e construção de unidades geradoras hídricas (PCHs), eólicas e térmicas que hoje totalizam um portfólio de 1,2 GW em capacidade instalada e em operação.

Sobre o Porto do Açu

Com 17 km de píeres, o Porto do Açu está localizado em São João da Barra, no norte fluminense do Rio de Janeiro. Com área de 90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 – offshore) e pelo Terminal 2 (T2 – onshore). O T1 é dedicado à movimentação de minério de ferro e petróleo. Operacional desde outubro de 2014, o T1 já recebeu 15 navios. O terminal pode receber navios do tipo Panamax e Capesize, e está se preparando para receber navios maiores do tipo Very Large Crude Carrier – VLCC.

O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de, pelo menos, 10 metros em toda a sua extensão, chegando a 14,5 metros na sua maior profundidade. O T2 irá movimentar carga de projetos, contêineres, rochas, bauxita, grãos agrícolas, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo. O terminal também abriga uma área dedicada à indústria de suporte às operações de E&P de óleo e gás. A primeira operação comercial no canal do T2 aconteceu em novembro de 2014. Desde então, o Terminal já recebeu 5 embarcações.


















Fonte: Ascom – Prumo

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