Páginas

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

terça-feira, 31 de março de 2015

Soltura de filhotes da rara espécie tartaruga-gigante acontece nesta quarta dia 01 no Farol

Foto: Divulgação
Projeto Tamar da Bacia de Campos, registra nascimento raro de tartaruga gigante.

O PROJETO TAMAR 35 Anos foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal‐IBDF, que mais tarde se transformou no IBAMA‐Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.

Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100km de praias, através de 23 bases de pesquisa e conservação e 11 Centros de Visitantes localizados em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros.

A temporada reprodutiva no Brasil ocorre entre os meses de setembro e março, e dia 1º de setembro de 2014 o Projeto Tamar deu início ao monitoramento da 34ª temporada reprodutiva das tartarugas‐marinhas e seu encerramento acontecerá neste 1º de abril de 2015, com uma soltura especial de filhotes da rara espécie Tartaruga‐gigante ou de couro na praia do Farol de São Thomé, às 17:00h, em frente ao estande de meio ambiente e turismo e a lanchonete do Mansur. 
Tamar
Essa espécie é a maior de todas as tartarugas‐marinhas, podendo atingir 2,80m de comprimento e 700 kg de peso. São ótimas bio‐indicadoras da pesca, pois, regulam a proliferação de águas‐vivas, seu principal alimento, no mar. As águas‐vivas se alimentam de alevinos de peixes, onde uma superpopulação acabaria com o pescado disponível para o consumo de outros animais e do homem. Este nascimento, dos pouco mais de 1.700 ninhos dessa temporada, só incrementa mais a marca atingida esse ano pelo PROJETO TAMAR de 20 milhões de filhotes devolvidos ao mar. Esse ninho foi encontrado no Município de Quissamã e monitorado pela Base do Projeto Tamar em Farol, desde janeiro deste ano.

O PROJETO TAMAR é uma cooperação entre o CENTRO TAMAR e a Fundação PROTAMAR e tem como patrocinador oficial, a PETROBRÁS, desde 1983.
Filhote recém‐retirado do ninho (Cadu Amorim - Tamar)


































Projeto Tamar / Base Bacia de Campos-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

| Notícias |

| DESTAQUE |

Copa de Vôlei e 4ª Etapa CSFB movimentam Farol nesse fim de semana

No sábado 15 e domingo 16 acontece  na Praia do Farol a 4ª e última Etapa do Circuito Surf Farol de Bodyboarding - CSFB 2018.

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.