PROGRAMAÇÃO: Festa de Santo Amaro terá banda Anjos de Resgate e Nosso Sentimento - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

PROGRAMAÇÃO: Festa de Santo Amaro terá banda Anjos de Resgate e Nosso Sentimento

Divulgação
O palco oficial está sendo montado para a Festa de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista. No local vai acontecer nesta quinta-feira (15), dia do padroeiro, às 20h, a apresentação da banda católica Anjos de Resgate.

O palco, com 16 metros de largura por 12 metros de cumprimento, que começou a ser montado na sexta-feira (09), vai ficar pronto nesta quarta-feira (14).

Foto Secom
O palco oficial será utilizado ainda para a narração da Cavalhada de Santo Amaro, também na quinta-feira (15), no período da tarde, quando 24 cavaleiros da Baixada Campista encenarão a batalha entre mouros e cristãos.

Dia 16, terá um super show com o grupo Nosso Sentimento, a partir das 22hs no palco oficial.

Sete missas no dia de Santo Amaro

Sete missas serão celebradas na Igreja de Santo Amaro, nesta quinta-feira (15), no distrito de Santo Amaro. A primeira missa está marcada para as 3h, e em seguida, às 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 17h. A principal missa, a das 11h, será celebrada pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz.

A missa das 3h, assistida geralmente pelos romeiros que fazem a caminhada pela RJ-216, num percurso de 36 quilômetros, em direção ao distrito, será celebrada pelo pároco da Igreja de Santo Amaro, padre Alcemar Pereira. 

Após a última missa, que será celebrada pelo padre Renato Redeson, às 17h, os fiéis saem em procissão, que vai percorrer alguns pontos do distrito de Santo Amaro.


Romeiros - Os romeiros que chegarão a Santo Amaro vindos da caminhada na madrugada do dia 15 já vão encontrar a igreja matriz aberta, antes mesmo da celebração da primeira missa, às 3h. Eles poderão acessar a igreja para adoração ao santo. A Igreja de Santo Amaro estará aberta a partir da meia noite.

Cavalhada de Santo Amaro é uma tradição milenar
Foto Secom

Um dos principais patrimônios históricos de Campos, a 255ª Cavalhada de Santo Amaro acontece no dia 15 de janeiro, às 15 horas, dentro da programação da festa do padroeiro da baixada campista, Santo Amaro.

Tradição com mais 1500 anos, na disputa do Rei Mouro pela filha do Rei Cristão, que não admitia que a filha pudesse se unir com homem que não fosse da mesma religião, a cavalhada de Santo Amaro trata-se da representação do combate entre Mouros e Cristãos que foi trazida para Campos pelos monges beneditinos. Sendo hoje uma das poucas realizadas no Brasil.

Seguindo a tradição, participam do duelo, 24 cavalheiros posicionados ao poente. 12 usam vestimentas azuis representando os Cristãos. Os outros 12 cavalheiros são os Mouros e vestem-se de vermelho. Os cavalos também recebem adereços. Tem suas patas pintadas, metais polidos e plumas na cabeça.

Miguel Henrique de Carvalho, capitão dos Cristãos da Cavalgada de Santo Amaro, declara que a cavalgada faz parte de sua vida e, que este ano, aos 60 anos de idade, ele terá o privilegio de passar seu cargo de capitão para o filho, Wellington Luiz Pereira de Carvalho, de 35 anos.
 “Faço parte da Cavalgada de Santo Amaro há 46 anos. Essa é uma tradição da minha família que vem passando por gerações. Meu filho também participa comigo. Anualmente temos este privilégio de fazer parte da cultura de nossa cidade em honra ao nosso padroeiro Santo Amaro. Temos muito orgulho. Viva Santo Amaro!”

O público confere durante a batalha da Cavalhada de Santo Amaro toda destreza dos cavalheiros em suas montarias nas várias provas que eles realizam durante a cavalhada. Entre elas, a prova da argola. Ao término da luta os cavalheiros se confraternizam em nome da tradição e sua representação simbólica.

Fé leva a Santo Amaro

O ponto alto da 272ª Festa de Santo Amaro, entre a noite de quarta-feira (14) e a manhã do dia 15, dia do padroeiro, quando acontece mais uma edição do Caminho de Santo Amaro. 

Milhares de pessoas estão se preparando para percorrer 39 km a pé, saindo do marco zero (a Catedral do Santíssimo Salvador, no centro de Campos), às 17h de quarta-feira, até chegarem ao distrito Santo Amaro, na Baixada. Cerca de oito mil pessoas devem percorrer, neste ano, o caminho religioso que está prestes a se tornar o primeiro (e, por um longo tempo, único) caminho religioso de todo o estado do Rio de Janeiro, se depender dos planos da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro. Mas a Festa de Santo Amaro já começou: rituais religiosos (como novenas) tiveram início nos últimos dias.

A Festa de Santo Amaro existe há 255 anos e a Cavalhada de Santo Amaro possui quase 400 anos. O Caminho — essa peregrinação, por sua vez, existe há muitos anos, mas os registros históricos passaram a citá-lo em 1988. A Festa é organizada pela própria comunidade de Santo Amaro, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos, pela Paróquia de Santo Amaro e pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. São esperadas oito mil pessoas nesta edição do Caminho, mas, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos, Wainer Teixeira, este quantitativo é apenas uma média, porque as pessoas iniciam seus percursos em diferentes pontos do trajeto (como as localidades de Campos), e isso dificulta a obtenção de uma contagem exata. Wainer também comentou sobre outras dimensões que o Caminho ganhou.

— A primeira motivação das pessoas que participam do Caminho de Santo Amaro é de natureza religiosa pessoal. Elas fazem o percurso para cumprir promessas, para agradecer por suas conquistas e superações. Quando a pessoa está fazendo o percurso, é só ela com ela mesma. O Caminho proporciona o autoconhecimento, uma revisão particular de vida. Mas, ao mesmo tempo, ele transcendeu a característica apenas religiosa e obteve, também, uma perspectiva de entretenimento, aventura e esporte. O Caminho deixou de ser algo espiritual individual, apenas, e tomou dimensões coletivas, de integração social — explicou Wainer, informando que as pessoas levam, em média, de seis a oito horas para fazer todo o trajeto.


Participam do Caminho (que é inspirado no tradicional Caminho Religioso de Santiago de Compostela, da Espanha) moradores e visitantes de Campos, São João da Barra e dezenas de cidades brasileiras. A organização da Festa pretende manter um livro de registros para compilar a quantidade de participantes da caminhada. As pessoas saem do marco zero do Caminho, no centro de Campos, e passam por diferentes pontos religiosos (igrejas, capelas e mosteiros). Três pontos-base (pontos de apoio) serão instalados, pela Secretaria de Turismo, para a assistência aos participantes: um dos pontos será na altura do Batalhão da Polícia Rodoviária Federal (BPRv), na RJ-216; outro ponto será em no distrito Mussurepe; e outro será na localidade Boa Vista, para quem fizer o percurso Farol de São Thomé-Santo Amaro.

Concurso leiteiro começa dia 13
Foto: César Ferreira














Tradicional durante a Festa de Santo Amaro, o concurso leiteiro organizado pela Secretaria de Agricultura começa na terça-feira (13) e vai até quinta-feira (15), dia do padroeiro da Baixada Campista, com ordenhas diárias. De acordo com o secretário Eduardo Crespo, até o momento 12 animais estão inscritos e a maior parte dos participantes é de pequenos produtores da Baixada.

A secretaria está fornecendo o cocho, barracas e veterinário de plantão. As ordenhas seguirão a seguinte programação: terça e quarta, às 7h e às 19h, e na quinta, somente às 7h. Os animais são divididos em categorias e ganha quem chegar mais perto do limite estabelecido.

- A medida da ordenha é feita em quilos. Quando é estabelecida a média, ganha quem se aproxima mais da meta e não o animal que dá mais leite. A concorrência é acirrada. Os competidores aprendem a tratar da vaca, balanceando sua alimentação para atingir a meta. Com isso, eles entendem melhor sobre a alimentação e as necessidades do animal – disse o secretário Eduardo Crespo.












Secom / F.Manhã / Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!