Mulheres do Terminal Pesqueiro fazem curso de bijuterias - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Mulheres do Terminal Pesqueiro fazem curso de bijuterias

Foto: Divulgação
Através das ações do Grupo de Trabalho do PBA (Plano Básico Ambiental) do Complexo Logístico Farol/Barra do Furado, equipes multidisciplinares da Secretaria de Trabalho e Renda de Campos ministraram mais um curso de geração de renda para mulheres da Comunidade dos Pescadores.

Após os cursos de artesanato e objetos como caixas de MDF, sabonetes e customização de roupas, nesta sexta-feira (08) foi concluído o curso de bijuterias, no qual elas aprenderam a confeccionar brincos, pulseiras, colares, etc.

 A oficina de bijuterias teve a participação de mulheres jovens, adolescentes e idosas, como a dona Judite Manhães, 83 anos, e suas cinco filhas, inclusive uma com deficiência visual. Ela participou do curso de artesanato, ministrado também para as mulheres e filhas dos pescadores e, devido ao empenho, em detrimento à idade, dona Judite foi considerada exemplo para as mulheres da comunidade, que buscam oportunidade para obter renda.

A secretária de Trabalho e Renda, Joilza Rangel destaca que os cursos foram ministrados em conformidade com as opções feitas pelas próprias mulheres da comunidade, após levantamento feito pelo Grupo de Trabalho do PBA. 

“Os cursos realizados na Comunidade dos Pescadores são de fato muito importantes para as mulheres e também alguns homens que participaram por exemplo do curso de artesanato. Existe na região plantas, como a taboa, cascas de arbustos e sementes da flora local, e que agora com o domínio das técnicas do artesanato e da produção de bijuterias, os moradores vão poder fazer aproveitamento de forma sustentável destes materiais para a produção de artesanato, e assim aumentar a renda familiar”, observa a secretária, Joilza Rangel.













Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!