Malhar muito não emagrece: especialista quebra mitos fitness - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Malhar muito não emagrece: especialista quebra mitos fitness

Foto Internet

A maioria das pessoas passa a vida acreditando que malhar bastante é o segredo do corpo perfeito. Mas não é exatamente o que pensa Michael Mosley, que acredita que treinos extenuantes podem na verdade atrapalhar na luta contra o peso.

Ao site do jornal britânico, o jornalista especializado em saúde listou alguns dos principias mitos relacionados ao mundo fitness. Confira.

Mito: exercícios são bons para a perda de peso

A teoria de Mosley é que a gordura é muito densa. Cada meio quilo de gordura equivale a 3,5 mil calorias. O que significa que, para queimá-la, seria necessário muito exercício. Por exemplo: se você pesa em torno de 60 kg, queimará apenas cerca de 100 calorias ao correr menos de 2 quilômetros.

E mesmo que faça muita atividade física, isso não garantirá que vai perder peso, uma vez que muitas pessoas acabam compensando o ato comendo mais.

Um recente estudo australiano separou em dois grupos 45 mulheres jovens em sobrepeso. Um deles tinha que andar de bicicleta em ritmo moderado, por 40 minutos, três vezes por semana, por 15 semanas.

O outro tinha que fazer 20 minutos apenas, três vezes por semana, mas alternando picos intensos com mais suaves. Ao final do experimento, elas foram pesadas. O segundo grupo perdeu cerca de 2,5 kg, enquanto que o primeiro, menos de meio quilo.

Isso pode ser explicado provavelmente pelo efeito pós atividade física, uma vez que exercícios de alta intensidade aceleram o metabolismo e tendem a suprimir o apetite.

Mito: todo mundo emagrece se fizer exerício

Existe uma grande variação na resposta das pessoas aos exercícios. Recentemente, um estudo feito na Finlândia analisou 175 homens e mulheres de meia idade não treinados. Eles foram desafiados a fazer 21 semanas de exercícios.

As atividades combinavam musculação e aeróbico. Algumas pessoas melhoraram 42%, enquanto outras se tornaram ainda menos magros. A diferença se mostrou ainda maior com relação aos exercícios de força, com algumas pessoas com performance 87% melhor e outras com 12% pior do que quando começaram.

Várias outras pesquisas chegaram a conclusões similares. No entanto, especialistas afirmam que, independente do desempenho, a atividade física sempre faz bem, trazendo outros tipos de benefícios, como o controle do açúcar no sangue.

Mito: exercícios melhoram o humor

Pessoas que fazem muita atividade física, especialmente os que correm longas distâncias, afirmam se sentirem mais felizes. A explicação científica é a liberação de endorfina. Mas o problema é que isso não acontece com todo mundo, uma vez que as moléculas de endorfina são muito grandes para atravessar o sangue e alcançar o cérebro.

Um estudo de 2012, feito pela Bristol University, testou 361 pacientes em depressão. Eles foram divididos em dois grupos – um continuou a vida normalmente, o outro, dobrou o volume de atividade física. Ao final do ano, não foi comprovada nenhuma evidência de que os exercícios melhoraram o humor ou diminuíram o uso de antidepressivos.

Mito: se você malhar, pode comer mais

No passado, quando o alimento era escasso e nossos ancestrais ativos, o corpo era incrivelmente eficiente andando ou correndo. Mas atualmente, é preciso muita atividade para queimar uma pequena quantidade de calorias.

Para queimar cerca de 160 calorias, por exemplo, é preciso correr mais de 1, 5 quilômetro. Isso significa que um simples muffin, de 500 calorias, já inviabilizaria todo esse esforço.













Fonte: TERRA/SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!