Torre projetada por Gustave Eiffel em Farol recebe reformas - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Torre projetada por Gustave Eiffel em Farol recebe reformas

(Foto: Liana Siqueira)
Arquiteto que idealizou a Torre Eiffel, de Paris, e a Estátua da Liberdade, de Nova York, é o mesmo que projetou o Farol de São Thomé,  de acordo com o site Wikipédia e alguns sites franceses.

Quem passa pelo Farol de São Thomé não imagina que àquele monumento, com 46 metros de altura, foi projetado pelo arquiteto Gustave Eiffel, o mesmo que idealizou a Torre Eiffel, de Paris, e a Estátua da Liberdade, de Nova York. Inaugurado no dia 29 de julho de 1882, em homenagem ao aniversário da Princesa Isabel, o Farol é um instrumento que serve para sinalizar algum perigo no mar e também orientar os navegantes quanto à localização da terra.

Administrado pela Marinha do Brasil, o monumento funciona no centro de um terreno em área militar na Praia de Farol de São Thomé, localizada a aproximadamente 50 km de Campos.
Reprodução
De acordo com a assessoria da Marinha, o Farol é reformado a cada dois anos, sendo efetuado o tratamento de toda a estrutura metálica, visando eliminar os pontos de corrosão. “Para este ano, não está prevista a instalação de nenhum equipamento novo, apenas a manutenção da estrutura metálica e a pintura da torre”, informou.

O tempo de execução da obra é de dois meses. Este ano a reforma começou no dia 13 de abril, com previsão de término em 13 de junho.

A pesquisadora e professora de História Sylvia Paes acredita que depois das cartas náuticas, radares, GPS e outros instrumentos de navegação, os faróis perderam um pouco de sua função sinalizadora de acidentes geográficos.

“Apesar de se perder a praticidade, ganhou em glamour e hoje os faróis de todo o mundo são importantes pontos turísticos eventualmente funcionando para sinalização de pequenas embarcações”, disse.

Como atrativo turístico, o Farol conta com 215 degraus que levam ao topo, proporcionando ao visitante uma vista de todo o litoral.

Sylvia relata que o Farol ainda se encontra em bom estado de conservação por ter sido feito em ferro fundido especial que resiste à ferrugem e montado com chavetas e parafusos, sem soldas. Caso contrário, a maresia já o teria destruído.

A mais de 4 metros de altitude em relação ao nível do mar, o instrumento foi construído em seis meses. Era acoplado a duas casas, demolidas na década de 60 do século passado, onde, em uma delas, funcionou a emissora de rádio local.

A lanterna do Farol, originalmente em cristal, tinha espessura de 3 centímetros e era inicialmente movida a querosene. Tempos depois, uma lâmpada de 1000 watts emitia 8 faixas de luz que giravam em forma de leque e alcançavam 25 milhas — o que representa 46 km —, que moradores dizem ter iluminado até Santo Amaro. Sylvia conta que agora funciona de outra forma.

“Hoje é menos possante, usa vidro e energia elétrica, funciona com energia comercial, mas possui 2 geradores para o caso de falta daquela e ainda funciona a querosene, se preciso. Ele acende de acordo com horário do por do sol e faz a volta completa em 68 segundos”, finalizou.








JTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!