Tamar comemora o recorde de nascimento de filhotes - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 14 de junho de 2014

Tamar comemora o recorde de nascimento de filhotes

Foto: divulgação
Às vésperas do Dia Internacional da Tartaruga Marinha (16), o projeto Tamar comemora o recorde de nascimento de filhotes em toda a história do projeto. Nesta última temporada, de setembro de 2013 a maio de 2014, nasceram cerca de 2,2 milhões de filhotes, 300 mil a mais que na penúltima temporada.

Em 1982, as primeiras pesquisas do projeto apontavam o nascimento de apenas dois mil filhotes. “A maior longevidade permitiu que esses filhotes, que começamos a proteger nos anos 80, ficassem adultos e voltassem a povoar as praias brasileiras. Agora chegamos a um total de 20 milhões de filhotes protegidos”, explicou o fundador e coordenador nacional do projeto, Guy Marcovaldi. O Tamar tem o patrocínio da Petrobras desde 1983, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e é coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em cooperação com a Fundação Pró-Tamar.

Essa tendência de aumento na quantidade de fêmeas nas praias tem sido notada, em especial, a partir de 2005. Entre os fatores que contribuíram para o aumento no tempo de vida das espécies oliva, cabeçuda, de dente, de couro e verde, está a maior conscientização da população e dos próprios pescadores e suas famílias. Entre eles estão as 1.300 pessoas que participam diretamente do Tamar. “Os pescadores, que antes usavam a tartaruga como alimento, passaram a protegê-la e usá-la como fonte de renda, trabalhando em nossas bases e centros de informação”, diz Marcovaldi.

O Tamar tem buscado restaurar o ciclo de reprodução das tartarugas, proteger as desovas, e promover a sobrevivência e a recuperação das populações no país. O gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Tripodi, aprova os resultados. “Temos apoiado iniciativas que promovem a proteção e recuperação de espécies e habitats”, disse.

 Na terça-feira, 10 de Junho, foi feita a soltura de uma tartaruga marinha que foi encontrada ferida na praia de Farol de São Thomé próximo a Barra do Furado. A tartaruga pertence a espécie verde (Chelonia mydas). Esta espécie vem sofrendo com a pesca sem acompanhamento e a poluição, por isso que a recuperação da espécie na natureza se torna extremamente importante. Foi feita a marcação do animal para acompanhamento do indivíduo na natureza com a presença de estudantes da região e dos Guarda Parques do PELAG / INEA. 








Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!