Fique bronzeada sem riscos de adquirir doenças causadas pelo sol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 4 de janeiro de 2014

Fique bronzeada sem riscos de adquirir doenças causadas pelo sol

 Vagner Basilio / Reprodução
A chuva demorou a passar e agora parece que o sol chegou para ficar, fazendo com que, a maioria das pessoas, aproveite o fim de semana para curtir uma praia ou até mesmo uma piscina. Com temperaturas acima dos 34°, em Campos, muitos andam pelas ruas com óculos escuros e uma garrafinha de água, para enfrentar o grande calor que tem feito, mas será que isso é suficiente para estar protegido do sol?

Nesta época do ano, a proteção e os cuidados com os raios solares é imprescindível, e não só para quem curte praia. O cuidado deve ser o mesmo até para aqueles que ficam em casa, mas sempre saem às ruas da cidade.

O dermatologista Edilbert Pellegrini, explicou como se cuidar na época mais quente do ano, que é o verão. Segundo o médico, o uso do protetor solar é indispensável e as pessoas devem estar atentas aos fatores dos filtros.

“O ideal é que aplique o filtro solar cerca de 30 minutos antes de expor-se ao sol de forma generosa por todas as áreas expostas, sem esquecer as orelhas e dorso dos pés, reaplique a cada duas horas”, explicou o dermatologista.

A estudante Mariana Almeida, de 17 anos, diz que adora se bronzear, mas que também não deixa de se proteger contra o sol. “Tenho uma pele clara e sempre procuro me proteger, usando o protetor solar e o guarda sol, que ajuda muito”, diz a estudante ressaltando que seus pais a alertam sempre sobre os riscos do excesso do sol.

Principalmente no período de férias, um dos maiores desejos é acordar tarde, sem nenhuma preocupação com o horário e depois tomar aquele banho de mar, mas quem se cuida e se preocupa com a pele, deve rever este conceito. Segundo Edilbert, os melhores horários para o banho de mar e para o bronzeamento, sem correr riscos, são antes das 10h da manhã e após as 15h.

Na hora de comprar o protetor solar, muitos ficam em dúvida em qual é o ideal para sua pele, seja ela mais seca ou mais oleosa. Segundo Pellegrini, o tipo de pele deve ser levado em conta.

“É preciso saber qual seria o protetor mais adequado ao seu tipo de pele, por exemplo, nas áreas oleosas utilize filtros sem óleos ou gel e nas áreas ressecadas loções ou cremes. Nas crianças utilize filtros próprios, porque possuem menos componentes químicos”, orienta o dermatologista.

Os cuidados com a pele independem da cor da mesma. Segundo o médico, as pessoas com pele mais claras devem usar o protetor solar nas áreas expostas, em particular para quem apresenta sardas, já que as manchas são marcadores genéticos de fotosensibilidade. Para os negros, o uso do protetor solar também é muito importante, mesmo que a pele já tenha uma proteção natural, contra os raios solares.

CONSEQUÊNCIAS DO EXCESSO DO SOL

A insolação ocorre quando há um exposição exagerada a um ambiente muito quente e seco. Ficar horas sob o sol quente é a maior causa de insolação no Brasil. A insolação é considerada um acidente grave especialmente para idosos e crianças, que têm uma tolerância a agressões mais baixa, podendo inclusive levar à morte.

É extremamente importante que o indivíduo que está sofrendo de insolação seja submetido a cuidados urgentes e adequados. A pessoa deve ficar em um local arejado e com sombra; baixar a temperatura gradualmente utilizando panos molhados com água fria; Oferecer água fresca para a pessoa ir bebendo aos poucos; Vigiar o estado de consciência da vítima, perguntando seu nome, idade e dia atual.

ACESSÓRIOS DE PROTEÇÃO

Para quem quer se proteger e não deixar seu estilo de lado, não precisa se preocupar. Atualmente as opções de acessórios que auxiliam na proteção contra o sol são muitas.

Segundo Edilbert, qualquer meio que bloqueie os raios solares são bem-vindos. “Os chapéus, bonés, óculos, roupas e tantos outros acessórios são válidos. Hoje já existem, inclusive, roupas para práticas de esportes fabricadas com tecidos que impedem integralmente a penetração dos raios solares”, finalizou.








Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!