terça-feira, 13 de junho de 2017

Peixes de volta à Lagoa Feia após abertura de comportas do Canal das Flechas

Foto: Divulgação
Após a abertura das comportas no Canal das Flechas na sexta-feira (9), a comunidade pesqueira de Ponta Grossa dos Fidalgos pôde visualizar a volta de peixes à Lagoa Feia. 

A medida partiu de iniciativa da Superintendência Municipal de Pesca e Aquicultura ao constatar a escassez de pescados. Agora, espécies como Robalo, Tainha e Corvina retornaram e poderão repovoar a lagoa.

Para garantir a segurança alimentar de aproximadamente 200 famílias de pescadores, foi apresentada demanda emergencial ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e ao Comitê de Bacias — responsável pelo manejo das comportas e controle das cotas das lagoas. As comportas ficaram abertas por três dias, com monitoramento da vazão de água para não prejudicar a agricultura e pecuária no entorno, como explica o superintendente adjunto de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto.

— Recebemos a informação de que havia pescadores em situação de grande dificuldade. Fizemos uma visita ao local e constatamos pescadores voltando de uma noite de trabalho com 3 kg de peixe, quando o normal seriam 20 kg. Fizemos, então, uma solicitação ao Inea para dialogar com o Comitê. Hoje, depois das comportas terem sido abertas, já tem Tainha pulando de novo no meio da lagoa — conta José Armado.

Durante o período de lua nova e lua cheia as marés são altas e nesta fase os cardumes de várias espécies marinhas entram no canal. Com a passagem livre pelas comportas abertas, os peixes voltam a povoar a Lagoa Feia.

— Essa medida será tomada sempre no período das chamadas marés grandes. Sempre com muita atenção à manutenção de cota que garanta água para agricultura e pecuária. No momento, essa medida é com certeza um alento para os pescadores e suas famílias, que já passavam necessidades pela escassez do pescado — comenta.

O superintendente de Pesca e Aquicultura, José Roberto Pessanha ressalta o trabalho de parceria entre os municípios de Campos e Quissamã. “Sendo o Canal das Fechas limite entre os dois municípios, o diálogo foi essencial para a sensibilização quanto à necessidade dos pescadores. Muito bom que todos os segmentos envolvidos nesta situação de necessidade tenham alcançado o consenso”, disse Betinho.


Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

| Notícias |

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

| DESTAQUE |

Alistamento militar com prazo até o dia 30 de junho

Divulgação Os jovens brasileiros do sexo masculino, que completam 18 anos em 2017, têm até o dia 30 deste mês para realizar o alistame...

| Geral |

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.