quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Alunos que tiveram asteroides confirmados recebem certificados

Foto: Rodolfo Lins
Os alunos e professores que tiveram asteroides confirmados pela 2ª Campanha Internacional de Busca Astronômica 2015, registrando a maior descoberta em Campos, receberam os certificados, emitidos pela companhia americana, nesta quarta-feira (2).


A solenidade, com a participação das escolas municipal e estadual, o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e o Clube de Astronomia Louis Cruls de Campos, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).

Por meio de videoconferência, o coordenador mundial da campanha, Patrick Miller, parabenizou o empenho na campanha, que teve o melhor resultado já registrado, com números recordes de asteroides confirmados. Dos 171 asteroides confirmados, 150 foram descobertos em Campos, sendo 82 pelos 84 alunos das 16 escolas municipais participantes. Este ano, a campanha mobilizou 500 escolas em 80 países.

Inspirado pela campanha internacional, um dos alunos que receberam o certificado, Lucas Campista, 14 anos, que cursa o 7º ano na Escola Municipal Olavo Alves Saldanha, em Boa Vista, escreveu dois poemas: “Campos dos Goytacazes” e “O mistério do espaço”. As poesias foram declamadas por ele durante o evento, retratando a posição de destaque que a cidade ganhou com a participação.

A campanha foi proposta pelo programa International Astronomical Search Collaboration (Iasc), com sede nos Estados Unidos, e coordenada pelo Clube de Astronomia de Campos. As escolas municipais começaram a participar da campanha em 2014, a partir de uma parceria firmada entre a Smece e o Clube. De acordo com a coordenadora de Ciência Fundamental 2 na Secretaria, Carla Sales, a oportunidade é excelente para revelar talentos. “Estamos muito felizes porque os alunos souberam aproveitar a oportunidade”, declara. 

A campanha é realizada a partir da capacitação dos professores, que orientam os alunos de como identificar os corpos celestes em todas as categorias, através de pacotes aleatórios enviados às unidades, para observação através de um programa de computador. 

Participaram as Escolas Municipais Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (Cemstiac), Centro; Cláudia Almeida Pinto Oliveira, Farol de São Thomé (grupos A e B); Centro Educacional 29 de Maio, Pecuária; Maria Antonia Pessanha Trindade, Dores de Macabu; José do Patrocínio, Penha; Eloy Ornelas, Vila Nova; Doutor Alcindo de Moraes Bessa, Turfe (Grupos A e B); Olavo Alves Saldanha Filho, Boa Vista; Lulo Ferreira de Araújo, Morro do Coco; Amaro Prata Tavares, Centro; Santa Terezinha, Baixa Grande; Getúlio Vargas, Tocos; Iniciação Agrícola José Francisco Mota Vasconcelos, Donana; Frederico Paes Barbosa, Parque Novo Mundo; Santa Maria, no distrito; e Nossa Senhora da Conceição, em Travessão.
 









Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!

| Notícias |

Curta a Nossa Fan Page No Facebook
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro em primeira mão... Notícias, Dicas de Eventos, Curiosidades, Notas de Utilidade Pública e Muito Mais! De janeiro a janeiro, o ano inteiro com você! Portal da Praia Farol de São Thomé - www.praiafaroldesaothome.com.br - “A gente se encontra aqui!"

| DESTAQUE |

Conheça os Pratos que darão um show a parte no 5º Festival de Petiscos do Farol

Foto: Fabiana Henriques Aconteceu na tarde desta terça-feira, 15, na Praia do Farol de São Thomé, o lançamento dos pratos do 5º Festiv...

| Geral |

| Leia Também |

Você Conhece a História do Monumento do Farol? Assista!

| Sua mensagem aqui |

Enviar sua mensagem click AQUI
As mensagens são moderadas e passarão por análise antes de sua publicação.