Horário de Verão começa no dia 18 de outubro - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Horário de Verão começa no dia 18 de outubro

Foto Divulgação
O Horário de Verão 2015 no Brasil está chegando: Às 0h do dia 18 de outubro de 2015 (domingo) os relógios devem ser adiantados em uma hora.

O horário, que visa a reduzir o consumo de energia no país, entrará em vigor para moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Distrito Federal, até as 0h de 21 de fevereiro de 2016 (domingo), quando os relógios retomam o horário tradicional.

O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando é registrada a maior demanda por energia. A ideia de adiantar a hora oficial em períodos de verão foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar os gastos com carvão.

No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança e os períodos de duração.









Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!