Dia Mundial de Combate à Hanseníase neste sábado no Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Dia Mundial de Combate à Hanseníase neste sábado no Farol

Carlos Grevi
O Dia Mundial de Combate à Hanseníase, comemorado no último domingo do mês de janeiro, será celebrado neste sábado (31/01), na Praia do Farol de São Thomé.


Profissionais do Programa Municipal de Controle da Hanseníase promoverão ação preventiva e busca ativa de novos casos, das 9h às 15h, na orla da praia campista, em frente à Unidade de Apoio Médica de Urgência, na Avenida Olavo Saldanha (Atlântica), próximo a Mansur.

Segundo o dermatologista e coordenador do Programa, Edilbert Pellegrini, haverá panfletagem visando à abordagem quanto aos sinais e sintomas da doença. “Se encontrarmos algum cidadão com lesões suspeitas, encaminharemos para a Unidade de Apoio Médico e após confirmada a doença por exame clínico, iniciaremos o tratamento imediatamente”, explicou.

Em Campos, cerca de 100 usuários estão em tratamento atualmente. Toda semana novos pacientes são diagnosticados e outros recebem alta. Em 2013, foram diagnosticados 57 novos casos da doença. Em 2014 foram 69. O Programa oferece o exame de baciloscopia do raspado dérmico, que auxilia no diagnóstico da hanseníase.

"A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar a população e reafirmar o compromisso de luta contra a doença nos países endêmicos", disse o dermatologista.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae. Apresenta múltiplas formas, que se manifestam por diferentes tipos de lesões na pele. A característica mais importante dessas lesões é a diminuição da sensibilidade nas lesões, devido ao acometimento de terminações nervosas livres ou troncos nervosos.


















Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!