Circuito Sustentável de Tapetes de Corpus Christi também no Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 5 de julho de 2014

Circuito Sustentável de Tapetes de Corpus Christi também no Farol

Fotos: Fabiana Henriques
O 1º Circuito Sustentável de Tapetes de Corpus Christi aconteceu em junho, nas celebrações de Corpus Christi, data do calendário religioso católico.


A ideia de substituir produtos tradicionais da confecção dos tapetes, como o sal e a tinta “Xadrez”, por exemplo, foi do grupo Convention & Visitors Bureau, e a Diocese de Campos aprovou a iniciativa ecologicamente sustentável.

Todos os tapetes montados na última celebração de Corpus Christi, em Campos, foram feitos com materiais ecologicamente sustentáveis, como pó de serra, borra de café, areia, bagaço de cana-de-açúcar, folhas e frutinhos de árvores, e carbonato de cálcio (adubo para plantas, também conhecido como dolomita). A iniciativa representa a responsabilidade da Igreja com as questões ambientais contemporâneas.

No Farol de São Thomé, moradores montaram os tapetes em frente ao porto dos barcos, na Igreja Nossa Senhora Maria das Rosas e em frente a Igreja São Thomé.
Foto: Fabiana Henriques
- O Circuito superou nossas expectativas. Nesta edição de Corpus Christi, percebemos uma maior aceitação da ideia da sustentabilidade. Nos últimos dois anos, introduzimos uma quantidade desses novos materiais e houve uma certa resistência à ideia, mas porque tudo aquilo que é novo assusta, num primeiro momento. A estreia, neste ano, foi muito positiva. Conseguimos atrair a atenção de outras cidades, como Cardoso Moreira-RJ, que também produziu tapetes sustentáveis - disse o presidente do Convention.

Wilson também comentou que a equipe do Guiness Book analisará fotografias e vídeos do evento em Campos, para estudar a possibilidade de criação de uma categoria, no Guiness, envolvendo os maiores tapetes sustentáveis de Corpus Christi. Além disso, Wilson informou que, no total, foram dois quilômetros de tapetes sustentáveis, incluindo o Centro e as localidades Goitacazes, Baixa Grande, Farol de São Thomé e Travessão. A ideia é que, em 2015, a sustentabilidade seja adotada também pelos municípios fluminenses São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e São Fidélis, além de Cardoso Moreira, que já a adotou.












Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!