Localizada em São João da Barra, a ZPE do Açu prevê um ambiente de negócios apoiado por infraestrutura portuária, retroárea industrial e conexões logísticas estratégicas. O modelo integra políticas federais e estaduais voltadas à ampliação da base exportadora brasileira e ao fortalecimento da indústria nacional. Temas como governança, modelo regulatório, atratividade de investimentos, integração logística e impactos regionais, pontos considerados decisivos para a competitividade do projeto e para seu papel no desenvolvimento econômico fluminense, estiveram no foco dos debates.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, reforçou a necessidade de precisão e alinhamento na implementação da ZPE do Açu.
– Estamos conduzindo esse processo com responsabilidade e total alinhamento entre os atores envolvidos. A ZPE do Açu será um vetor decisivo para impulsionar novas cadeias produtivas e acelerar o crescimento do Rio de Janeiro – afirmou Farah.
Para o presidente da Codin, Fábio Picanço, o seminário evidencia não apenas o avanço técnico do projeto, mas a maturidade da agenda industrial fluminense como um todo.
– Reunir especialistas, governo e entidades de referência demonstra que a ZPE do Açu avança de forma sólida, com foco em produtividade, competitividade e integração às cadeias internacionais – afirmou.
Participaram do seminário o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Fábio Pucci; o presidente da ABRAZPE, Helson Braga; o presidente da ZPE Ceará, Fábio Feijó; a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi; o subsecretário da Sefaz-RJ, Thompson Lemos; e o superintendente da Receita Federal, Ronaldo Feltrin, entre outras autoridades. As exposições trouxeram experiências práticas, análises regulatórias e perspectivas de desenvolvimento regional.
Ascom GOV RJ

0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!