A Vast Infraestrutura atingiu um novo feito histórico em suas operações ao alcançar a marca de mil operações de transbordo de petróleo no T-Oil, terminal da empresa localizado no Porto do Açu, no Norte Fluminense. Com isso, a companhia totaliza a movimentação de 1 bilhão de barris desde o início de suas atividades, em 2016. Somente em 2024, a empresa foi responsável por aproximadamente 40% de todo o petróleo bruto exportado pelo Brasil, com cerca de 25,2 milhões de toneladas. No mesmo período, o país embarcou ao exterior cerca de 64 milhões de toneladas do produto.
“Hoje o Brasil exporta cerca de 1,7 milhão de barris por dia. Com as novas campanhas exploratórias e o aumento da produção brasileira, esse número pode baixados (2)chegar a 3,5 milhões no começo da próxima década. O terminal da Vast é o líder no país na exportação de petróleo, o principal produto da balança comercial brasileira. Isso demonstra a importância estratégica do T-Oil e do Porto do Açu para a economia nacional”, afirma o CEO da Vast, Victor Snabaitis Bomfim.
O T-Oil é o único terminal privado do país com capacidade para operar navios do tipo VLCC (Very Large Crude Carrier). Desde sua construção, já recebeu cerca de US$ 500 milhões em investimentos em infraestrutura. Com licença para movimentar até 1,2 milhão de barris por dia, a empresa avalia novas iniciativas para ampliar a capacidade do terminal, de olho no crescimento das exportações brasileiras. Atualmente, a Vast presta serviços a 11 operadoras de petróleo e gás que atuam no Brasil: BW Energy, CNOOC, Equinor, Galp, Petrobras, PetroChina, Petronas, PRIO, Repsol, Shell e TotalEnergies.
Ascom
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!