Trecho central passará pelo Porto do Açu
"A gente pretende levar a leilão a Estrada de Ferro neste ano e garantir o bom andamento do projeto, que vai fazer uma conexão da malha de Vitória a Minas, no Espírito Santo, com a malha da MRS, em São Paulo, passando pelo Estado do Rio de Janeiro", declarou o ministro, reforçando a expectativa do secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, de fazer o leilão este ano.
A perspectiva é que o investimento do governo federal na construção da ferrovia seja de R$ 3,38 bilhões.
O traçado da EF-118 está dividido em três segmentos principais:
- Trecho Norte/Ramal de Anchieta - Da sua extensão total, o trecho de 80 km entre Santa Leopoldina e Anchieta deverá ser construído pela Vale, como contrapartida pela prorrogação antecipada das suas ferrovias, e passará a integrar o contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Para esse trecho, já foi definido o investimento de R$ 6 bilhões pela mineradora;
- Trecho Central – Um novo percurso de aproximadamente 170 quilômetros ligando São João da Barra (RJ), passando pelo Porto do Açu, até Anchieta (ES);
- Trecho Sul – Com cerca de 325 quilômetros, conectará São João da Barra a Nova Iguaçu (RJ) e deverá ser executado como investimento adicional, caso acionado pelo governo federal. Esse trecho, chamado brownfield, prevê a utilização de trechos existentes da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
As articulações políticas e projetos para captação de recursos seguem em andamento, movimentando lideranças nos dois estados e também em Brasília.
Fonte: Exclusivo RJ
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