Já os alunos Maria Clara Castro, Maria Clara Quintanilha, Mariana Waleska e Taylon Marques ficaram em segundo lugar. Ruan Pedro Barreto, o terceiro lugar. Todos eles são da Escola Municipal Olavo Alves Saldanha. A premiação foi feita por meio do Grupo Unsum em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, através do programa Mais Ciência na Escola. A ideia surgiu através do livro “Ururau Pançudo”, escrito pela professora Carmem Eugênia Soares e a historiadora Sylvia Paes, e a curiosidade das crianças em saber como a história terminaria.
A coordenadora do programa, Carla Salles, disse que a celebração foi mais um resultado significativo do Programa Mais Ciência na Escola e também mais uma ação concreta dos Padrinhos da Ciência, que é uma integração entre os programas Startup Campos e Mais Ciência na Escola. “O texto vencedor - Ururau Pançudo: a lenda continua, é um testemunho da criatividade e talento dos nossos alunos-autores. Muito orgulho do protagonismo dos nossos jovens escritores mirins”, disse Carla.
Para a coordenadora de área da Seduct, Andrezza dos Santos Almeida Ricci, o projeto “Ururau Pançudo: A lenda Continua”, desenvolvido este ano, foi uma iniciativa valorosa da professora de História da rede municipal de ensino Carmen Eugênia.
“Ao acompanhar o processo de execução do trabalho, pude perceber o envolvimento de toda unidade escolar, desde pesquisas de campo ao incentivo à escrita criativa e ilustração dos alunos. Foi emocionante presenciar a sensibilidade dos nossos educadores em inscrever alunos atípicos e promover verdadeiramente a inclusão. Projetos como esse têm a capacidade de transformar vidas, de mostrar aos nossos alunos o quanto são capazes de conquistar o mundo com suas potencialidades”, comentou Andrezza.
O livro de Thiana vai ser lançado em e-book e vai ser disponibilizado no PAE, e a ideia é conseguir um patrocinador para produzir 200 livros físicos para serem lançados na próxima Bienal do Livro, ano que vem, como a primeira obra dela. O livro foi finalizado e ilustrado pelo designer da Seduct, Alício Gomes, através dos desenhos da própria Thiana. O segundo e terceiro lugares também vão ser lançados, só que em forma de história em quadrinhos, feito por Rafael Pinheiro, e também ficarão disponíveis no PAE. Para o ano que vem, a proposta é falar sobre os povos originários.
De acordo com Sylvia Paes, os alunos foram presenteados com troféus, medalhas, kit de papelaria e uma bolsa de estudos de desenho, oferecida pela INKO escola. Os três primeiros colocados receberam do Grupo UNSUM Cultural, promotora do evento, um celular e fones de ouvido. O destaque ficou com os dois alunos atípicos da E. M. Clovis Tavares premiados no concurso.
“Pudemos contar com representantes das instituições literárias, como Academia Campista de Letras; Academia Pedralva de Letras e Artes; Associação de Autoras e Autores Campistas; Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes; Gabinete de Arqueologia e Officina da Uenf. O evento reuniu ainda reuniu alunos, professores e familiares dos selecionados. Foi um lindo espetáculo”, finalizou Sylvia Paes.
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!