Ticker

6/recent/ticker-posts

Alunos da rede municipal de Boa Vista e Baixa Grande premiados em Olimpíada Brasileira de Matemática

 

 Foto: Divulgação.

Nove alunos da rede municipal de ensino foram premiados com medalhas e certificados de Menção Honrosa por participação na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2023. A cerimônia de premiação aconteceu no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Guarus, essa semana, com a presença da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, representando os gestores dos municípios participantes.

A secretária municipal de Educação, Tânia Alberto, ressaltou: “A OBMEP valoriza o aprendizado, as experiências e dando oportunidade aos alunos que se dedicam mais, está abrindo a janela de oportunidade do país. Na escola pública temos que construir oportunidades para sonhar. Essa e outras olimpíadas são canais de estímulo ao aprendizado para que esses alunos possam prosseguir. Talento não tem pré-requisito não tem pedigree, é das pessoas, independente da sua origem. Mais de 90 alunos da nossa rede passaram para o IFF este ano. Que nos próximos, esse auditório esteja ainda mais cheio, que não caibam todas as pessoas, e que a gente possa ir para um lugar maior celebrar a vitória de vocês”, concluiu.

O reitor do IFF, Victor Saraiva, falou do orgulho da comunidade acadêmica: “Temos um orgulho muito grande de vocês. Continuem se empenhando e estudando para que possam, em breve, fazer parte da vida acadêmica. A sociedade muda e evolui através da educação. Graças ao sucesso das Olimpíadas de Matemática, passaram a ocorrer outras olimpíadas de diversas áreas. As mudanças que precisam acontecer neste país vão passar pela educação. Parabéns a todos que conseguiram alcançar esse objetivo. A maior premiação vai ser quando vocês estiverem concluindo a faculdade e ocuparem os melhores postos do mercado de trabalho”, discursou.

Alex Cabral Saraiva, orientador do Programa de Iniciação Científica da OBMEP, lembrou que a primeira medalha de ouro conquistada por aluno de Campos foi em 2018. “Isso mudou a vida desse estudante e hoje ele está prestes a concluir o doutorado. É sempre bom poder realizar esse evento, estamos na quarta edição da cerimônia de premiação e termos essa mesa composta por pessoas que apoiam a Olimpíada é extremamente importante. Não é somente um evento em que as pessoas buscam premiação, mas desejamos promover mudanças no contexto social dos alunos”, declarou.

O professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador Regional da OBMEP, Jones Colombo, destacou que “mais de 18 milhões de alunos participaram na última edição em todo o país, sendo 98,8% das escolas públicas”.

A Olimpíada é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (Mec) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

A mesa de abertura foi composta também pelo reitor do IFF, Victor Saraiva; diretora Pedagógica da Regional Norte Fluminense, Amanda Passaline; professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador Regional da OBMEP, Jones Colombo; e o professor do Instituto Federal Fluminense e coordenador orientador do Programa de Iniciação Científica da OBMEP, Alex Cabral Barbosa.

EXEMPLOS - Ex-aluna no ano passado da Escola Municipal Olavo Saldanha Filho, em Boa Vista, Maísa de Souza Chagas, concluiu o 9º ano de escolaridade em 2023 e recebeu a medalha de bronze regional e uma menção honrosa das mãos de sua mãe Maria José de Souza Rodrigues. É a segunda vez que ela é premiada.

“Estou muito feliz por estar aqui hoje. Com certeza, essa olimpíada me trouxe a paixão pela matemática. Antes eu não gostava tanto assim da disciplina, mas agora despertei o interesse na OBMEP. Estou muito estimula e pretendo seguir nesta área. Estou fazendo eletrotécnica no IFF. Minha família está muito feliz e orgulhosa. Os professores da escola são muito atenciosos e nos incentivaram a participar e a estudar, inclusive a escola nos deu o transporte para fazer a segunda fase em Goitacazes”, disse a ex-aluna.

Da mesma unidade, Yasmin Freitas Gomes, 13 anos, do 8º ano, conquistou a menção honrosa e garantiu que vai continuar estudando e se esforçando para alcançar novos objetivos. “Aprendi mais ainda com a OBMEP, e isso é o mais importante. Quero ser professora de matemática e acredito que esse é o passo inicial”, declarou.

Premiados da Rede Municipal de Ensino na OBMEP 2023

  • ALEXANDRA MACIEL BASILIO - EM SANTA MARIA - MENÇÃO HONROSA
  • JULIA OLIVEIRA PAES DA SILVA - E.M. STA MARIA – MENÇÃO HONROSA
  • LUIZ DAVI ABREU FERREIRA - E.M. ALBERTINA AZEREDO VENÂNCIO – MEDALHA DE BRONZE E MENÇÃO HONROSA
  • NICOLLY GOMES MAGALHAES - E.M. STA TEREZINHA – MENÇÃO HONROSA
  • YASMIN FREITAS GOMES - E.M. OLAVO ALVES SALDANHA FILHO -– MENÇÃO HONROSA
  • ANNA DANIELLE DA SILVA NOGUEIRA - E.M. STA TEREZINHA – MENÇÃO HONROSA
  • FELIPE DOS SANTOS RANGEL - E. M. PROFESSORA OLGA LINHARES CORRÊA – MENÇÃO HONROSA
  • ISAAC GOMES VIEIRA - E.M. JOSE DO PATROCINIO – MENÇÃO HONROSA
  • MAÍSA DE SOUZA CHAGAS - E.M. OLAVO ALVES SALDANHA FILHO -– MENÇÃO HONROSA




Secom

Postar um comentário

0 Comentários