No feriado de Corpus Christi, que acontece nesta quinta-feira (30), o comércio campista poderá funcionar com a presença dos colaboradores, desde que haja um acordo entre empresários e funcionários, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Campos (SINDIVAREJO).
Os empresários que optarem em abrir as lojas nesta quinta-feira de Corpus Christi precisam cumprir algumas regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), como pagamento de hora extra ou folga, conforme combinado com o colaborador.
Agências bancárias não funcionarão na quinta, dia 30, mas abrirão normalmente na sexta-feira (31). As repartições públicas federal, estadual e municipal dão ponto facultativo na sexta-feira.
A data é marcada pela confecção e exposição de tapetes coloridos, pela igreja católica, bem como procissões e o recebimento da hóstia, que representa o corpo de Jesus Cristo.
O Corpus Christi será celebrado em 30 de maio e, na maioria das capitais brasileiras, a data é tratada como feriado, em outras, como ponto facultativo. O assunto é um dos mais buscados no Brasil nesta segunda-feira (27), segundo o Google Trends
Corpus Christi não é feriado nacional, mas pode ser ponto facultativo
O dia não é considerado um feriado nacional, segundo o calendário oficial divulgado pelo governo federal. Os servidores federais terão ponto facultativo. O Corpus Christi faz parte do calendário católico e tem relação com a Páscoa, com a definição da data - que não é fixa - atrelada.
"Corpus Christi" é uma expressão em latim, idioma até hoje em voga nos ritos católicos, que significa "Corpo de Cristo". A festividade tem o objetivo de celebrar, publicamente, a eucaristia —sacramento católico que relembra a Última Ceia.
O próximo feriado a nível nacional será no dia 7 de setembro (Independência do Brasil).
Calendário nacional de feriados em 2024
- 30 de maio (Corpus Christi - ponto facultativo) - quinta-feira;
- 7 de setembro (Independência do Brasil) - sábado;
- 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) - sábado;
- 2 de novembro (Finados) - sábado;
- 15 de novembro (Proclamação da República) - sexta-feira;
- 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) - quarta-feira;
- 25 de dezembro (Natal) - quarta-feira
Fonte: Ascom/Sindivarejo / UOL
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!