Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu registra recorde histórico de mais de 130 mil filhotes, 43% a mais do que na última temporada reprodutiva - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 14 de abril de 2024

Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu registra recorde histórico de mais de 130 mil filhotes, 43% a mais do que na última temporada reprodutiva

 

Divulgação

Foram 40 mil filhotes de tartarugas a mais registrados de setembro 2023 a março 2024, nos 62 km de praia de responsabilidade do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas (PMTM) do Porto do Açu, se comparada à temporada reprodutiva passada. 


O aumento é de cerca de 32% no número de ninhos, que chegam a ter mais de cem filhotes cada. O motivo para os mais de 130 mil filhotes contabilizados neste último período de desovas pode estar nos fenômenos climáticos, devido à forte relação que eles têm com as temperaturas, e é um indicativo da qualidade do ambiente costeiro e marinho, segundo a bióloga do programa, Tatiane Bittar.


“Analisando nossos dados, identificamos uma semelhança no elevado número de ninhos nas temporadas reprodutivas de 2015/2016 e 2023/2024, o que despertou a nossa atenção, já que ambas foram marcadas por eventos fortes de El Niño. Por isso, a hipótese de que o clima possa ser um dos fatores responsáveis pelo aumento de filhotes registrados. Em contrapartida, notamos uma queda de 5% no sucesso reprodutivo, com a perda de alguns filhotes. O nosso papel é sempre contribuir com o que a natureza já faz tão bem e atuar para garantir o nascimento desses filhotes”, ressaltou.


Ao todo, desde o início das atividades do PMTM, em 2008, o programa acompanhou mais de 18 mil ninhos, contribuindo para que 1,3 milhão de filhotes chegassem ao mar. O Programa é uma iniciativa conjunta das empresas Porto do Açu Operações, Ferroport, Vast Infraestrutura e GNA, sediado e gerenciado pela Reserva Caruara, em parceria com o a Fundação Pró Tamar.


Como parte das ações de educação ambiental da Caruara, todo ano uma agenda de solturas de filhotes abertas ao público é organizada dentro da programação de atividades da sede da Reserva. Assim, milhares de pessoas conseguem acompanhar de perto o trabalho realizado pela equipe do Programa, que conta com biólogos, veterinários e técnicos de campo, que percorrem toda a extensão de faixa de areia do Pontal de Atafona, em São João da Barra, à Barra do Furado, em Campos, registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas. Este ano, foram 18 ações de solturas para a comunidade e colaboradores do complexo portuário.


“Em 16 anos de monitoramento de tartarugas marinhas e atuação cada vez mais forte no nosso pilar de educação ambiental, percebemos o quanto temos a comunidade próxima da gente no compromisso pela conservação da biodiversidade. As tartarugas têm um papel muito importante para o equilíbrio da população de várias espécies e precisam de uma praia limpa, saudável e segura”, afirma Caio Cunha, gerente da Reserva Caruara. 


Criada de forma voluntária pelo Porto do Açu em 2012, a Caruara é a maior unidade de conservação do ecossistema de restinga do Brasil e a maior reserva ambiental privada em extensão do Estado do Rio. Dez anos depois, com a construção de uma sede própria, ela potencializa sua missão de proteger um dos mais importantes fragmentos de restinga da região, com alto valor ecológico, por meio de ações e serviços que geram conhecimento científico, educação e benefícios ambientais, sociais e econômicos. O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, que tem base dentro da sede, atende a diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).




Ascom Porto do Açu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!