Parque Estadual da Lagoa do Açu comemora 12 anos com Jogos Olímpicos e Ecotrilha - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 2 de abril de 2024

Parque Estadual da Lagoa do Açu comemora 12 anos com Jogos Olímpicos e Ecotrilha

 

O Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag) completou 12 anos de fundação, dia 20 de março. Para celebrar a data, no próximo sábado (06), será realizada a primeira edição dos Jogos Olímpicos do Pelag, com premiação em medalhas. As provas serão de corrida, caiaque, vôlei de areia e espirobol, com participação aberta à população. As inscrições já podem ser feitas. No dia 07, domingo, acontece a ecotrilha do Pelag. Haverá ônibus que sairá da sede, no Farol, em direção à trilha após o Farolzinho. Para reservar seu lugar, basta ligar no telefone (22) 98186-0060, das 8h às 17h. Inscrições e vagas limitadas!


Jogos Olímpicos do Pelag


A primeira competição do dia será o Desafio Goytacá, uma corrida individual de 10 quilômetros, que vai marcar a inauguração da trilha Travessia Goytacá, entre a Fazenda dos Búfalos e a Cancela Preta. A concentração está marcada para as 6h, na sede do Pelag (Avenida Olavo Saldanha, 240 – Farol de São Thomé), com a competição tendo início às 7h. Os organizadores vão oferecer pontos de apoio com água, frutas e carro de resgate com salva vidas.


Às 9h, começa a Corrida de Orientação, no sítio Recanto dos Coqueiros, às margens da Lagoa do Açu, após o Farolzinho. Os competidores percorrerão um labirinto entre coqueiros, recebendo um mapa com pontos marcados que deverão ser percorridos na ordem correta. O vencedor será o atleta que concluir o percurso no menor tempo.


Às 10h, será disputada uma corrida de caiaque na Lagoa do Açu, às margens do Sítio Recanto dos Coqueiros, com 400 metros de raia. A competição será realizada em caiaque duplo, com baterias eliminatórias durante a manhã e finais a partir das 15h.


No mesmo horário, tem início a prova de espirobol, cujo objetivo é enrolar a bola com a corda num poste. As eliminatórias serão pela manhã e as finais, a partir das 14h.


Também às 10h, começam os jogos de vôlei de praia, com disputa entre duplas e chaveamento eliminatório. As partidas serão disputadas em “melhor de três”, com dois sets de 15 pontos e set de desempate, se for preciso. As finais estão previstas para as 13h.


A programação em comemoração aos 12 anos do Pelag estava previsto para os dias 23 e 24 de março, mas teve de ser adiada por conta das fortes chuvas que atingiram Campos e Região, no período.


O Pelag


Criado pelo Decreto Estadual nº 43.52, de março de 2012, o Parque Estadual da Lagoa do Açu tem como objetivo assegurar a preservação de parte de um dos mais ricos e bem preservados remanescentes de vegetação de restinga do estado do Rio de Janeiro, bem como recuperar as áreas degradadas existentes, assegurar a preservação de áreas úmidas no litoral fluminense, manter populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies raras, vulneráveis endêmicas e ameaçadas de extinção. Outro objetivo do parque – que ocupa uma área de 8.249,12 hectares – é fomentar o turismo e o lazer, oferecendo oportunidades de visitação e atividades educacionais.






Com informações do Pelag e Prefeitura de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!