Chuvas elevam níveis de rios no Farol - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 24 de março de 2024

Chuvas elevam níveis de rios no Farol

Fotos: Fabiana Henriques

A chuva deu uma pausa no final da noite deste sábado 23, até o início da tarde deste domingo, na do praia Farol de São Thomé, que amanheceu nublado. Por volta das 15h, começou a chover novamente na praia campista, com maior intensidade no fim da tarde para o início da noite, cessando por volta das 19h.


As fortes chuvas que começaram na noite de sexta-feira 22, elevaram os níveis dos rios que se localizam na praia campista e adjacências. No Lagamar, devido as cheias, há alagamentos que beiram os quiosques no balneário. Na Avenida Boa Vista, no centro, uma moradora que tem sua casa próxima à lagoa relatou que a água começou a alagar o seu quarto, no início da tarde deste domingo 24.

Há cheias também nos rios que compõem o PELAG - Parque Estadual da Lagoa do Açu, no Xexé, reserva que fica entre SJB e Campos. A prefeitura de SJB optou pela abertura emergencial da barra do Açu para o escoamento da água, neste domingo, devido ao acúmulo de água em várias ruas nas áreas central e rural da localidade. O município chegou ao volume de 170 mm da noite de sexta-feira e madrugada de sábado, e 90 mm de chuva entre 6h da manhã de sábado, 23, e 6h da manhã de domingo, 24, o que causou grandes transtornos. No Farol, guarda-parques do INEA estão em alerta com suas viaturas caso seja necessário prestar socorro nas localidades próximas.


Alagamento


O ponto mais crítico, devido às fortes chuvas, é a Vila dos Pescadores, que neste sábado, sofria com alagamentos em suas casas. A localidade encontrava-se com a bomba d'água com defeito, sendo a mesma substituída, de forma paliativa, por um motor, para tornar possível o esgotamento da rua.


Ressaca 

Na praia campista, o mar permanece bastante agitado neste domingo sem causar maiores transtornos na orla. Na tarde de sexta-feira, a Marinha emitiu um alerta com previsão de ressaca para o litoral norte fluminense, com ondas de até 3,0 metros. O alerta é válido até a madrugada desta segunda-feira 25.


Em caso de emergência, a orientação é que a população entre em contato com a Defesa Civil nos telefones: 199 ou (22) 98175-2512

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!