Última Superlua do ano será esta semana: fenômeno incomum - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Última Superlua do ano será esta semana: fenômeno incomum

 A última Superlua do ano será esta semana. Torça para fazer tempo bom onde você estiver e chame alguém especial para apreciar junto com você. O fenômeno é conhecido como Superlua azul porque será a segunda Superlua em um mês, a primeira foi no dia 01 e a segunda será na noite desta quarta, dia 30. 

A rara lua azul


A última vez que isso aconteceu foi em 2018 e a próxima será em 2037. O fenômeno só acontece quando duas luas cheias acontecem dentro do mesmo mês, em que a segunda superlua leva esse nome, lua azul. Para entender a raridade desse fenômeno é preciso conhecer a movimentação que a lua faz em volta da Terra, o que leva cerca de 27,3 dias segundo a NASA. Dentro deste período as fases da lua vão mudando a cada 7 dias aproximadamente, sendo elas: nova, crescente, cheia e minguante. Sabe-se que os meses normalmente se alteram com 30 ou 31 dias durante o ano e vimos anteriormente que a movimentação da lua em volta da Terra leva menos tempo que um mês completo, ou seja, uma hora ou outra é natural que alguma fase da lua se repita dentro de um mesmo mês.


A Lua parecerá até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu e, ao contrário do que o nome sugere, não ficará azul. Terá um tom alaranjado.


A olho nu


Será uma boa oportunidade para observar nosso satélite natural. Não é preciso ter equipamento sofisticado para apreciar a beleza do fenômeno. 


Perigeu


O fenômeno chamado de Superlua ocorre sempre que a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu.


No perigeu, a Lua pode chegar à distância mínima de 356.375 quilômetros da Terra, distância cerca de 50.000 quilômetros mais curta do que quando está no seu ponto mais distante (apogeu), cuja distância é de aproximadamente 406.720 quilômetros.


Mudanças na Terra


A Superlua não é apenas um espetáculo visual, ela também provoca implicações gravitacionais na vida aqui Terra. As marés oceânicas são influenciadas pela atração gravitacional da Lua. Durante uma Superlua, as marés podem ser um pouco mais elevadas do que o normal. Isso pode ter impactos ambientais e econômicos em regiões costeiras.


Então, convite feito! A próxima Superlua Azul será na quarta, dia 30 de agosto. Ela poderá ser vista assim que começar a anoitecer. Nesta época o sol se pôe às 18h pelo horário de Brasília.






SNB | Com informações do TecMundo | Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!