Via que interliga Farolzinho a Praia do Açu tem autorização ambiental para obras liberada - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 6 de junho de 2023

Via que interliga Farolzinho a Praia do Açu tem autorização ambiental para obras liberada

 Obras de implantação da via tem previsão para começar na próxima semana

Foto: Rubson Barbosa - Divulgação

Na última sexta-feira, dia 02, o Instituto Estadual do Ambiente - INEA, concedeu a autorização ambiental, válida por dois anos, para realização de obras de implantação de uma via que interliga a localidade do Farolzinho, no Farol de São Thomé a Praia do Açu, no município de São João da Barra, em um trecho total de aproximadamente 1.834,20 m, que passará pela Unidade de Conservação do Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG).


A via de acesso é de suma importância à população, que aguarda pelas obras. Em junho de 2021, uma comissão foi designada para iniciar o planejamento das obras emergenciais na localidade do Farolzinho, onde o mar, à época, provocava a erosão da pista, devido as constantes ressacas. Um novo traçado da estrada que dá acesso ao Açu, havia sido definido. O trecho que espera pela abertura de uma nova estrada fica a aproximadamente 150 metros da orla da praia campista. A distância é necessária, de acordo com o Inea, para preservação da vegetação da Unidade de Conservação de Proteção Integral.


O Parque Estadual da Lagoa do Açu, vinculado ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ficou responsável por elaborar o projeto e encaminhar ao município. O Grupo de Trabalho estabelecido ficou de alinhar, nesses dois anos, todas as questões necessárias para execução da obra.


Ainda em junho de 2021, de acordo com o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, disse na época que era preciso seguir todos os trâmites burocráticos junto ao Inea e dar continuidade às articulações do Grupo de Trabalho para agilizar a execução dessa obra tão importante. 


Devido a demora e aos transtornos causados, moradores e trabalhadores que precisam utilizar o trajeto chegaram a fazer uma manifestação, no ano passado, no trecho entre Farolzinho e Açu, para que os órgãos responsáveis tomassem uma providência, pois, o turismo, o ecoturismo e principalmente, o escoamento da produção dos agricultores, ficaram prejudicados. Alguns que se arriscavam pelo trajeto ficavam com seus carros atolados no local. Finalmente, com a autorização ambiental liberada, a via tem previsão para ser implantada já na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!