Ao todo, foram mais de 25 iniciativas inscritas por portos de nove países da América do Norte, América Latina e Caribe. O projeto premiado do Açu foi considerado um modelo de gestão de dragagens, desenvolvido pela Administração Portuária. O objetivo é garantir a segurança e a eficiência dessas operações, preservando a biodiversidade marinha e qualidade ambiental, com investimentos em pesquisa e estudos com foco em otimização e redução de custos e da pegada de carbono. O reconhecimento destaca a contribuição e potencial de replicabilidade do projeto para o setor marítimo e portuário, suas características inovadoras e sustentáveis.
Em 2021 foi implementado o Protocolo Padrão para Dragagem de Manutenção do Porto do Açu, o primeiro do gênero no Brasil. O documento, desenvolvido em conjunto firmo com equipes de diferentes terminais do Açu, especialistas internacionais e representantes do INEA e Centro Tamar/ICMBio, é voltado para a proteção das tartarugas marinhas que utilizam a região para reprodução. “A dragagem é uma atividade essencial para as operações portuárias, realizada periodicamente para garantir a navegabilidade e o acesso seguro aos terminais”, disse o CEO da Porto do Açu Operações, José Firmo. “Essas operações no Porto do Açu apresentam um desafio adicional relacionado à proteção da vida marinha, uma vez que o complexo está situado em uma área de reprodução da tartaruga cabeçuda. Diante disso, estabelecemos uma metodologia para avaliar e gerenciar riscos e uma estrutura de governança independente para garantir a excelência e a sustentabilidade de nossas operações de dragagem”, acrescentou.
A cerimônia de entrega do Prêmio Marítimo das Américas 2022 será realizada no dia 30 de novembro, no 30º Congresso Latino-Americano de Portos da Associação de Autoridades Portuárias (AAPA), em Santos. Além do Açu, foram premiados este ano: Terminal Internacional del Sur, no Peru; Concesión del Terminal Portuario de Matarani (TISUR), do Peru; Administración del Sistema Portuario Nacional Manzanillo, do México e Salaverry Terminal Internacional, também do Peru.
Fonte: Petronotícias

0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!