O lançamento do livro foi nesta sexta-feira (18), na sede do PELAG
O livro "Parque Estadual Lagoa do Açu: uma beleza a ser desvendada", que tem como autores, Maria das Graças Machado Freire, Arthur Soffiati e Heron Costa, conta em suas 309 páginas, toda a história de criação do PELAG, e aborda temas como; a fauna e ecossistemas presentes no parque. O lançamento precede o aniversário de 10 anos da criação do Pelag, no dia 20 de março.
O lançamento que aconteceu nesta sexta-feira (18), na sede do PELAG, na praia do Farol de São Thomé, tem por objetivo propor uma apresentação dos ecossistemas de restinga, ou seja, de formações nativas associadas à Mata Atlântica características de uma faixa de areia bem próxima ao mar, o Banhado da Boa Vista, as lagoas do Açu e Salgada, e o manguezal do Açu.
Estão registradas no livro, as aves do PELAG, que foram subdivididas em categorias, de acordo com a preferência por habitats, em aves de ambientes florestais, de ambientes abertos naturais ou antropizados, de ambientes marinho-costeiros e ambientes úmidos lagunares e brejosos.
Segundo os escritores; "sob o ponto de vista poético, existem muitas restingas numa só. Basta mudar o olhar. Há quem se interesse pelo movimento das águas que cortavam esta restinga, ou pela história da ocupação desse espaço, ou pelas espécies vegetais e aves que habitam este lugar, ou pela cultura dos nascidos na restinga. Sem dúvida, existem muitas restingas numa só!"
O livro digital poderá ser acessado, gratuitamente, clicando aqui.
Fonte: Portal da Cidade Campos
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!