PELAG: Inea prepara plantio de espécies nativas da restinga - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

PELAG: Inea prepara plantio de espécies nativas da restinga

 Ação antecede as comemorações dos 10 anos de criação do Parque Estadual da Lagoa do Açu

Divulgação

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag) promoverá, no dia 20/11, plantio de mudas de espécies nativas da Restinga no interior da unidade de conservação, entre Xexé e Açu. A ação, que antecede as comemorações aos 10 anos da criação do parque, terá início às 9h e obedecerá todos os protocolos de segurança para preservar a saúde dos participantes.


A iniciativa faz parte da campanha “Conheça, Visite, Preserve”, que tem por objetivo dar maior visibilidade ao parque e atrair visitantes. “O objetivo da ação é um engajamento maior pela sociedade do entorno da unidade de conservação, por meio das mídias sociais e do envolvimento com a biodiversidade local. Queremos que a população entenda que o Pelag é patrimônio da sociedade e se sinta parte do local”, explica o gestor do parque, Heron Costa.


A ação acontecerá no Km 2.5 da Estrada Xexé x Maria da Rosa (Farozinho). Para mais informações, o telefone de contato contato da unidade de conservação é (22) 2747-5316 e o e-mail é pelag.inea2@gmail.com


Conscientização


O Pelag promoverá também, no dia 26/11, palestra de conscientização a respeito do câncer de próstata em decorrência da campanha Novembro Azul. A iniciativa, em parceria com o grupo IMNE Oncologia, terá início às 13h e contará com a presença de diversos profissionais como enfermeiras, assistente social, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e médico urologista. O evento acontece na sede do parque, na Av. Olavo Saldanha, 240 – Orla do Farol de São Thomé, no Posto 6.

Sobre a unidade de conservação


Com 8.276,67 hectares de área, o Parque Estadual da Lagoa do Açu é um dos mais ricos e bem preservados remanescentes de vegetação de restinga do Estado do Rio de Janeiro. O cacto Coroa-de-frade, espécie que ocorre apenas nas restingas brasileiras, é o símbolo do parque e da missão da unidade de conservação em preservar e conservar parte relevante da biodiversidade fluminense.









Ascom Inea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!