Força-tarefa segue atuando no Açu - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Força-tarefa segue atuando no Açu

 Abertura da barra na lagoa foi concluída na tarde desta terça-feira; equipes trabalharam com maquinários para escoar água nas ruas e áreas rurais afetadas pelos alagamentos

Foto Divulgação

A força-tarefa da prefeitura de São João da Barra trabalhou na região do Açu para minimizar o impacto dos alagamentos causados pelas chuvas dos últimos dias, que causou o transbordamento da Lagoa Salgado, afetando ruas, casas e grande parte da área rural do quinto distrito. A abertura da barra na Lagoa do Açu, que vai permitir o escoamento da água pela superfície, foi concluída na tarde desta terça-feira, 2. A autorização para a abertura foi dada na segunda, 01, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) a pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos.


Equipes da Defesa Civil Municipal estavam desde segunda utilizando bombas para drenar a água que invadiu algumas ruas e casas. Quatro famílias tiveram que deixar suas casas. Três preferiram se abrigar em casas de parentes e uma família está na Creche Municipal Maria Alaíde do Espírito Santo, recebendo suporte das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos e de Saúde. A família, composta de três pessoas, que já é beneficiada com o Cartão Cidadão, irá para uma casa de aluguel social nos próximos dias. 


Na área rural do quinto distrito equipes da Prefeitura, envolvendo várias secretarias municipais, trabalharam para abrir caminhos d´água, devido o volume represado. A preocupação é com a possibilidade de ocorrência de mais chuvas e com a subida da maré por conta da lua nova que começa nesta quinta-feira, 4, o que pode retardar o escoamento da água da lagoa para o mar. 

Ascom SJB

Mais de mil propriedades rurais foram atingidas, afetando plantações de maxixe, quiabo, abacaxi, batata-doce e pimentão. Dos cerca de 30 milhões de frutos de abacaxi previstos para a colheita de novembro e dezembro, o cálculo inicial de perda é de 40%. 


A pecuária também foi afetada. São João da Barra possui cerca de 15 mil cabeças de gado e o alagamento atingiu 80% das áreas de pastagem. 


Mesmo com o tempo aberto nesta terça-feira e sem previsão de chuva forte para os próximos dias, o lençol freático segue encharcado e a abertura da barra foi fundamental para que seja possível drenar a água represada para o mar. O trabalho foi acompanhado pela Polícia Ambiental do Estado do Rio.








Ascom SJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!