Calendário astronômico de novembro tem eclipse lunar, não perca! - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Calendário astronômico de novembro tem eclipse lunar, não perca!

 

Divulgação

A principal atração celeste em novembro é nossa velha companheira, a Lua. Um eclipse lunar parcial será visível (embora não completamente) aqui no Brasil, no dia 19, e nada menos do que três chuvas de meteoros.


Calendário astronômico de novembro


2 a 5 de novembro: A chuva anual dos meteoros Taurídeos do Sul atinge o pico durante a noite. Ativos de meados de setembro a meados de novembro, eles raramente produzem mais de cinco meteoros visíveis por hora, mas a lua quase nova deve torná-los mais fáceis de avistar.


O fenômeno será visível a partir das 19h30, quando seu ponto de origem (radiante), a constelação Cetus (a Baleia), surge no céu a leste, e continuará ativo até o amanhecer, por volta das 5h30. O melhor momento para observação é por volta das 1h, quando o radiante está no ponto mais alto do céu.


4 de novembro: Urano está em oposição, o que significa que este é o momento do ano no qual ele aparece maior e mais brilhante no céu. Brilhando com magnitude 5,7, o planeta ficará visível a noite toda na constelação de Áries, na direção leste. Urano pode ser visível a olho nu em locais escuros, mas é melhor visto através de um telescópio ou binóculo.


8 de novembro: Conjunção entre a Lua e Vênus, o que significa que eles estarão próximos um do outro no céu. Procure o par acima do horizonte a oeste, logo após o pôr do sol. O planeta será a estrela brilhante logo abaixo da Lua. 


10 de novembro: Conjunção entre a Lua e Saturno. Novamente, olhe para oeste logo após o pôr do sol. O planeta dos anéis será uma estrela abaixo e à direita da Lua.


11 de novembro: Conjunção entre a Lua e Júpiter. O planeta estará logo à direita da Lua após o pôr do sol, na direção oeste. 


11 a 12 de novembro: A chuva anual dos meteoros Taurídeos do Norte atinge o pico durante a noite. Ativa desde o final de outubro até meados de dezembro, ela tem baixa intensidade não deve produzir mais do que três “estrelas cadentes” visíveis por hora.


Ela estará ativa a partir das 19h, quando seu radiante, a constelação de Touro, surgir no horizonte a leste, e continuará por toda a noite até as 5h. O melhor horário para observar, entretanto, é por volta da 1h.


16-17 de novembro: Uma das chuvas de meteoros mais esperadas do ano, a chuva dos meteoros Leonídeos, atinge o pico durante a noite, mas estará ativa durante todo o mês. Ela será visível a partir das 00h59, quando seu radiante (a constelação do Leão) surge no horizonte a leste. Ela está ativa até o amanhecer, por volta das 5h, e o melhor momento para observar é logo antes disto.

19 de novembro: Um eclipse lunar parcial será visível nas Américas do Norte e do Sul, Austrália e partes da Europa e Ásia. A Lua entrará na sombra externa da Terra, conhecida como penumbra, às 3h02.


O eclipse parcial, quando a lua escurecerá de forma mais perceptível, começa às 4h18. Entretanto, a maior parte do país não poderá observar o eclipse máximo, que ocorre às 6h02, pois a Lua já estará abaixo do horizonte.


Segue a gente lá no Instagram >> @praiadofarol


Como se orientar


Para acompanhar nosso calendário astronômico, é importante saber em que direção olhar e como identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque, uma bússola ou um app de astronomia em seu celular.


O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.


Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.


Outra opção é usar um app de astronomia, que usa a bússola do celular e sua localização obtida via GPS identificar o que você está apontando ou indicar para onde olhar. Uma boa opção é o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp., que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente. 







Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!