Escolas de Mato Escuro e Açu contempladas pelo projeto “Janelas para o Amanhã" - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Escolas de Mato Escuro e Açu contempladas pelo projeto “Janelas para o Amanhã"

 

Divulgação 

Escola Municipal José Alves Barreto, de Mato Escuro, recebeu nove notebooks e 21 computadores e a Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, do Açu, oito computadores e dois notebooks, pelo projeto “Janelas para o Amanhã - Programa de Inclusão Digital” da Petrobras. Os equipamentos doados vão ficar nas escolas e contar com suporte técnico por um período de dois anos.


Além das máquinas, os profissionais de educação também receberão capacitação por meio de projeto social da Petrobras para aperfeiçoamento de prática docente com o uso de tecnologias digitais. A capacitação é voltada para professores de escolas do ensino fundamental.


Na praia do Farol de São Thomé, a escola municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, na Vila do Sol, também foi contemplada pelo projeto.


O projeto da Petrobras tem como objetivo aprimorar o uso da tecnologia digital na prática pedagógica e prevê a formação em tecnologia da informação para alunos e professores de escolas da rede pública de ensino nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. O projeto também prevê a doação de mais de nove mil computadores para as escolas e tem potencial para ampliar o acesso digital a mais de 50 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio.


No âmbito do ensino fundamental, a iniciativa Janelas para o Amanhã trabalha na redução das desigualdades na área da educação pública, que ficaram ainda mais evidentes com a pandemia de Covid-19. Estudos acadêmicos revelaram que 42% dos professores brasileiros da rede pública não passaram por nenhum tipo de treinamento na área digital e 21% deles enfrentam dificuldades na utilização de tecnologias em sala de aula. A necessidade de investimento em inclusão digital nas escolas foi identificada também nos diagnósticos feitos pela Petrobras nas comunidades próximas às suas unidades operacionais.


A formação em tecnologia da informação ficará a cargo da Recode, organização da sociedade civil que utiliza a informática como mecanismo de inclusão e empoderamento digital de comunidades vulneráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!