Pescadores do Farol irão participar do Curso de Processamento de Pescado - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Pescadores do Farol irão participar do Curso de Processamento de Pescado

 O curso, também aberto para mulheres da pesca, é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)

Foto: Fabiana Henriques

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com o Sindicato Rural de Campos, por meio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), vai ministrar, nos dias 13,14, e 15 de setembro, o Curso de Processamento de Pescado. A qualificação será aplicada das 8h às 17h para pescadores e mulheres da pesca nas dependências da Colônia de Pescadores Z-19, na Praia do Farol de São Thomé, em frente ao porto dos barcos. O curso faz parte da programação da 18ª Semana do Pescado.


O professor Almy Junior, secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, informa que o curso visa capacitar os pescadores e as mulheres da pesca, como as marisqueiras, para manusear o pescado e a produzir petiscos com frutos do mar com a finalidade de agregar valor à atividade da pesca.


Durante o curso, os pescadores e as mulheres da pesca vão receber treinamento sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; Processamento Básico do Pescado; Evisceração; Filetagem; Postagem; e também vão aprender a elaborar petiscos deliciosos com frutos do mar”, pontuou o secretário.


Almy Junior acrescenta que, além de aprender a manipular o pescado, os participantes do curso vão ser qualificados para elaborar produtos com pescado, como quibe, nuggets, almôndegas, linguiça, fishburguer, dentre outros petiscos, tendo o peixe como ingrediente principal. “Ao processar o pescado e produzir esses produtos, os pescadores vão agregar valor à atividade da pesca”, finaliza o secretário Almy Junior.


IMPORTÂNCIA DA PARCERIA COM O SENAR – O secretário ressalta a importância da parceria entre a Prefeitura e o Sindicato Rural de Campos, coordenador das ações do SENAR na região para agregar valor às atividades da pesca e da pecuária. “Firmamos parceria com o Senar que visa o treinamento e a capacitação das pessoas envolvidas nas atividades de agropecuária e pesca, porque essas atividades vão ter forte ampliação nos próximos anos e a capacitação e a assistência técnica são preponderantes para o desenvolvimento das atividades do setor”, conclui o secretário Almy Junior.







Secom Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!