Porto do Açu projeta atrair novas fábricas de celulose para seu parque industrial - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 22 de agosto de 2021

Porto do Açu projeta atrair novas fábricas de celulose para seu parque industrial

 

Porto do Açu/ Fonte: Valor Econômico

O Porto do Açu, localizado em São João da Barra, está fazendo estudos com a Embrapa Territorial para atrair fábricas de celulose a seu parque industrial, que ainda está em fase de formação. A ideia é identificar áreas próximas ao porto próprias para a silvicultura, sendo que o estado do Rio já identificou 290 mil hectares no norte fluminense com potencial de reflorestamento.


Novas fábricas de celulose podem se instalar no Porto do Açu

O Porto do Açu mantém conversas com algumas empresas que, eventualmente, podem ter interesse em instalar alguma fábrica de celulose na área industrial, que ocupa 60 quilômetros quadrados. Atualmente, os principais exportadores brasileiros de papel e celulose são a Suzano, Klabin, Votorantim, CNP e a Eldorado. Os estudos da Embrapa, que pretendem entender a viabilidade do projeto, devem levar 120 dias.


Embora o Porto do Açu seja responsável pelo escoamento de 25% das exportações de petróleo e o terceiro maior terminal de minério de ferro, o projeto de industrialização do complexo de Porto de Açu pretende ter como base projetos sustentáveis, de baixa emissão de carbono e geração de energia limpa.


Recentemente, o local requisitou licença para construção de usinas eólicas offshore

O Porto do Açu iniciou o licenciamento ambiental de parques eólicos offshore com 2.160 MW de capacidade instalada, e pretende atrair um ou mais sócios para desenvolver os quatro parques Ventos do Açu. Segundo informações os dados iniciais já foram enviados ao Ibama.


Assim como fomos base para indústria de óleo e gás, podemos ser base para eólicas offshore e produção de hidrogênio verde. A geração eólica offshore vai ser de importância relevante para o hidrogênio verde no Brasil”, informou Filipe Segantine, gerente de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis do Porto do Açu.







Fonte: Click Petróleo e Gás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!