Comissão defini traçado para novo acesso entre Farolzinho e Açu - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Comissão defini traçado para novo acesso entre Farolzinho e Açu

O trecho onde será aberta uma nova estrada fica a aproximadamente 150 metros da orla da praia campista
Divulgação

A comissão designada para iniciar o planejamento das obras emergenciais na localidade do Xexé, no Farol de São Thomé - onde o mar está provocando a erosão da pista -, já definiu o novo traçado da estrada que dá acesso ao Açu, em São João da Barra. O trecho onde será aberta uma nova estrada fica a aproximadamente 150 metros da orla da praia campista. A distância é necessária para preservação da vegetação da Unidade de Conservação de Proteção Integral.


Nesta quarta-feira (16), começou a definição, durante uma visita técnica, do traçado do novo trecho que será construído de forma emergencial para desviar o trânsito de veículos da estrada que vem sofrendo com os efeitos do processo erosivo no Farolzinho, no Farol de São Thomé. Em reunião pela manhã, foi montada uma comissão, composta por representantes das Secretarias de Defesa Civil; Obras, Infraestrutura e Habitação; e Agricultura, Pecuária e Pesca, que, acompanhada do gestor do Parque Estadual da Lagoa do Açu, Heron Costa, que foi ao local avaliar a situação e iniciar o planejamento das ações, definindo de imediato o traçado do novo acesso que será criado.

Na reunião, o representante do Inea ressaltou o interesse do órgão na construção da nova estrada. “Diante da dificuldade que já existe de trafegar pelo local, a população está passando por cima da vegetação e aquela área está inserida numa Unidade de Conservação de Proteção Integral. Precisamos disponibilizar um único acesso, viável.”, destacou.


O Parque Estadual da Lagoa do Açu, vinculado ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), irá elaborar o projeto e encaminhar ao município. O Grupo de Trabalho estabelecido irá alinhar todas as questões necessárias para execução da obra.

Foto: Evandro Ribeiro

O Secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, frisou a importância de uma intervenção emergencial, para oferecer segurança aos motoristas e motociclistas que, diante da necessidade, continuam se arriscando e utilizando a estrada para ter acesso ao Açu, em São João da Barra.


Em visitas anteriores tivemos contato com diversos profissionais, do Porto do Açu e também pequenos produtores da região que utilizam aquele acesso para garantir o seu sustento. Reconhecemos a importância da estrada e a necessidade urgente de buscar uma alternativa segura para todos que por ali trafegam.”, disse Pascoutto, que prosseguiu, "Conquistamos um grande avanço nesta visita técnica. Identificamos a área para criarmos um novo acesso seguro para o tráfego de veículos, sem agredir o meio ambiente, nem desrespeitar a área de preservação. Com o projeto do traçado em mãos, vamos seguir todos os trâmites burocráticos junto ao Inea e dar continuidade às articulações do Grupo de Trabalho para agilizar a execução dessa obra tão importante", esclareceu o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.


A reunião com o representante do Estado, nesta quarta, foi mediada pelo secretário de Governo, Suledil Bernardino. Focando na integração das pastas, foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho, que se reunirá semanalmente para discutir todas as etapas deste processo. Participaram ainda desta primeira discussão secretários e representantes das Secretarias de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente e das demais pastas que compõem a comissão que fará a vistoria técnica nesta quarta-feira.


Participaram da visita técnica também o subsecretário de Defesa Civil, major Edison Pessanha; o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior; o gerente de Infraestrutura da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Habitação, Edilson Crespo; e o gestor do Parque Estadual da Lagoa do Açu, Heron Costa.
Foto: Divulgação - Secom
Foto: Evandro Ribeiro











Secom

Atualização: 17/06 às 9h40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!