Ressaca no mar provoca erosão da estrada que liga Farol ao Açu - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Ressaca no mar provoca erosão da estrada que liga Farol ao Açu

 A orientação é para que os motoristas e motociclistas não utilizem a estrada da orla da praia nos próximos dias, porque há grande risco de acidentes.

Foto: Divulgação

Ressaca no mar do Farol de São Thomé provocou erosão na estrada vicinal que liga a praia campista ao Açu, em SJB. No trecho próximo à ponte Maria Rosa, na localidade do Xexé, a estrada está reduzida a menos de meia pista. Como o mar segue agitado, a expectativa é de que a situação se agrave ainda mais.


A orientação é para que os motoristas e motociclistas não utilizem a estrada da orla da praia nos próximos dias, porque há grande risco de acidentes. Uma alternativa provisória viável é acessar a ponte Maria Rosa pela localidade de Baixa Grande. Com isso, o trecho entre Farol de São Thomé e o Açu ficará aproximadamente 15 quilômetros mais distante.


A estrada foi vistoriada nesta manhã pelo secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto. Diante da gravidade, ele acionou a Guarda Civil Municipal; a Secretaria de Obras, Infraestrutura e Habitação; o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte e também acionará o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para que todas as medidas necessárias sejam adotadas o quanto antes, para viabilizar o conserto do trecho quando a condição permitir e ainda buscar solução para conter o avanço do mar.

Este é um fenômeno que tem sido recorrente no Farol. Nos últimos anos também tivemos registros do avanço do mar até a estrada em períodos de ressaca. Desta vez, o mar está de ressaca há uma semana e a situação foi mais grave. Uma pista foi completamente tomada e a outra está bastante danificada, com menos da metade de sua largura. É fundamental que motoristas e motociclistas não passem por este trecho até que a situação tenha sido solucionada. O risco de acidente no local é real, devido à gravidade da situação”, explicou o coronel, lembrando que esta estrada é bastante utilizada por trabalhadores do Porto do Açu que moram no Farol de São Thomé.  

 

Gaivota — A ressaca também atingiu a estrada no trecho na localidade de Gaivota. No último sábado (29), as Secretarias de Defesa Civil e de Obras, Infraestrutura e Habitação fizeram a limpeza da estrada que liga Farol de São Thomé a Barra do Furado. Na ocasião, a areia invadiu o asfalto, dificultando a passagem de veículos e oferecendo risco aos motoristas e motociclistas.











Ascom PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!