Por meio da atuação conjunta das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos, a separação do óleo vai ser incentivada em todas as localidades do município. O cidadão vai realizar a separação do óleo de cozinha em garrafas plásticas de qualquer tamanho e volume, descartando em um dos pontos de coleta.
Serão 12 pontos no total, que estão sendo instalados durante esta semana: nos postos do ESF do Açu, Mato Escuro, Campo de Areia, Grussaí, Nova São João da Barra, Barcelos, Cajueiro, Carrapicho e Atafona e UBS de Palacete, Quixaba e Sabonete. No ato do depósito será necessário o preenchimento de um formulário, que será utilizado para mapeamento do programa e participação de sorteios de kits de limpeza a cada três meses.
A ação faz parte das comemorações da semana do Meio Ambiente no município e contou com a participação da médica do trabalho Rachel Perez Duarte e da enfermeira do trabalho Paula Januário Pires.
— O óleo de cozinha é muito danoso para o meio ambiente, tanto que um litro de óleo de cozinha contamina 20 mil litros d’água. Esse volume é estimado para uma pessoa usar em 14 anos. A destinação correta do óleo de cozinha proporciona a garantia de que o meio ambiente está sendo protegido, evitando a poluição hídrica e contaminação do solo e do lençol freático, além de danos nos canos das redes de esgoto — explica a secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo.
O recolhimento do óleo será feito pela empresa Disque Óleo, que, após a retirada das impurezas, vai destinar o material para a fabricação dos produtos.
A programação da Semana do Meio Ambiente prossegue nesta terça-feira, 8, com plantio de mudas na Vila da Terra. A ação é feita em parceria com a empresa Ferroport.
Ascom SJB
0 Comentários
Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!