Olhe para o céu: na quinta-feira tem Lua de Morango, última superlua do ano - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Olhe para o céu: na quinta-feira tem Lua de Morango, última superlua do ano

 

Um dos eventos astronômicos que Junho preparou para todos os amantes da abóbada celestial é a Lua em Morango, nome dado ao satélite natural quando está em fase de lua cheia durante o mês de junho.


Também conhecida como "Lua de Morango", a última superlua acontece nesta quinta-feira (24). Seu nome deriva da tradição ameríndia, que associava o nascer desta Lua à estação do morango na região norte da América.


De acordo com o Maine Farmer’s Almanac, para as tribos Algonquin que antes perambulavam pelo continente, junho era sinônimo de morango. Como essa fruta silvestre, doce, azeda e nutritiva só estava disponível durante o mês de junho, “naturalmente a lua cheia deste mês ficou conhecida como a Lua do Morango”.


Porém, em outras latitudes, a lua cheia de junho é conhecida por outros nomes, como no caso da Europa, onde é chamada de Lua Rosa, pois era o mês em que os jardins atingiam seu ponto máximo e as roseiras explodiam em cores ousadas, oferecendo uma pausa dos dias cinzentos de inverno.


De acordo com o almanaque, os nomes da lua cheia remontam aos registros das estações que os nativos americanos da América do Norte faziam, às quais davam nomes distintos a cada lua cheia recorrente. No caso da Lua de Morango, esta representa a época em que os morangos selvagens ficam maduros naqueles países. Os especialistas explicam que a lua não estará de outra cor, mas ao nascer pode se mostrar mais amarelada, alaranjada ou até avermelhada. Isso dependerá das condições atmosféricas do lugar de onde se olha para a Lua. 


Como ver a Lua de Morango?


Para ver a Lua de Morango, a última superlua do ano, não serão necessários instrumentos ou conhecimentos astronômicos. O melhor momento para observá-la sempre será durante primeira hora após o seu nascimento, pois é quando ela aparenta estar ainda maior e pode apresentar belas variações de tonalidade.


A Lua cheia nasce pouco tempo após o pôr do Sol. No dia 24, ela chega por volta das 18h30. O satélite natural estará bem cheia e brilhante até sábado: no dia 25, ela nasce um pouco mais tarde, por volta de 19h30; no dia 26, às 20h37.









Isto é dinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!