Ventos associados a ciclone poderão provocar agitação marítima com ondas de até 3,5 metros - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

terça-feira, 20 de abril de 2021

Ventos associados a ciclone poderão provocar agitação marítima com ondas de até 3,5 metros

 A atuação deste sistema meteorológico poderá causar ventos sustentados de até 47 nós (até 87 km/h) na região entre Cabo Frio e o Cabo de São Thomé

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e com o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB), informa que, houve a formação de um ciclone subtropical em alto-mar, na posição 27°S 043°W, sendo classificado como “Depressão Subtropical”, com ventos estimados por satélite entre 25 e 30 nós (45 a 55 km/h).

Nessa terça-feira (20) pela manhã o centro de baixa pressão estava a cerca de 450km do litoral do RJ e cerca de 650km da costa de SC, com pressão estimada em 1006hPa.

A atuação deste sistema meteorológico poderá causar ventos sustentados de até 40 nós (75 km/h) nos setores norte e oeste do ciclone e ventos de até 47 nós (até 87 km/h) nos setores leste e sul do ciclone, até a manhã do dia 22 de abril.

 No litoral fluminense o vento predominante é do quadrante sudoeste.

A presença desta área de baixa pressão influencia de forma mais significativa o litoral do Rio de Janeiro, provocando vento forte (Rajadas entre 50 e 70km/h podendo ser ainda mais intensas, por volta de 80km/h, na região entre Cabo Frio e o Cabo de São Thomé).

 Mar agitado e ressaca

Para a formação de trens de ondas significativos, é necessário vento forte soprando em uma extensa área oceânica. É o que acontece nos próximos dias.

A previsão é de vento muito forte soprando sobre o oceano em uma extensa área de mar aberto. Outro fator que contribui para a elevação do mar é a persistência. Quanto maior o período de atuação dos sistemas meteorológicos, mais energia é transferida e mais significativas são as ondas.

Os ventos associados ao ciclone poderão provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, com alturas de até 6 metros. Nas áreas costeiras a altura das ondas chega a 3,5 metros.

Com a presença do ciclone atuando ao largo da costa Sul e Sudeste pelo menos até o sábado (24), a previsão é de que a ressaca persista até o fim da semana. Na sexta-feira (23), apesar do mar ainda bem agitado, a tendência já é de diminuição da altura das ondas.

O pico da ressaca deve acontecer entre a quarta (21) e a quinta-feira (22). O mar fica muito agitado desde as praias do Sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro. A ressaca é forte e deve trazer problemas para as áreas costeiras de todo esse litoral. 

A agitação marítima aumenta também no litoral do Espírito Santo na quinta-feira (22), com ondas entre 1,5 e 2 metros de altura. A ondulação do mar é de sul/sudeste.

Por causa das condições de vento e de mar previstas acima, a navegação no trecho do litoral do Rio Grande do Sul ao litoral do Rio de Janeiro é altamente desaconselhável pelo menos até o fim da semana.








CHM | Clima Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!