Sindicatos alertam para aumento de casos de Covid-19 e dizem que P-38 está operando parcialmente - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 19 de março de 2021

Sindicatos alertam para aumento de casos de Covid-19 e dizem que P-38 está operando parcialmente

 Petrobrás envia nota
Reprodução | Divulgação

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP), acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) e pediu que a Petrobrás preste esclarecimentos sobre o aumento de casos de Covid-19 em suas plataformas. Segundo a FUP, o surto mais recente foi registrado na plataforma P-38, no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos. De acordo com os sindicalistas, a embarcação está operando parcialmente.

A plataforma suspendeu os trabalhos no convés desde quarta-feira (17) depois do almoço, quando os resultados saíram”, informou o coordenador do Departamento de Saúde e Meio Ambiente do Sindipetro-NF, Alexandre de Oliveira Vieira, com base em informações recebidas de trabalhadores da unidade. A P-38 é um FSO (Floting, Storage and Offloading), isto é, apenas serve para armazenamento e escoamento. Localizada no campo de Marlim Sul, a planta recebe o óleo produzido pela plataforma semi-submersível P-40.

As últimas denúncias recebidas pela FUP de casos de contaminação em unidades offshore envolvem, também as plataformas P-43, P-63, P-25 e P-35, todas na Bacia de Campos, de acordo com o requerimento do Sindipetro-NF ao MPT. Vieira afirma ainda que as atividades offshore, concentradas na região Sudeste, registram grande incidência de casos da Covid-19. Ao todo, as operações da empresa nas bacias de Campos e Santos movimentam cerca de 40 mil pessoas por mês.

O sindicalista relatou também que a mudança na forma de testagem de funcionários pode ter contribuído para o aumento de casos. Segundo Vieira, a empresa realiza a testagem somente no embarque às plataformas. Já a FUP e seus sindicatos pedem que a Petrobrás realize testagens em três momentos distintos: no embarque, na metade do período da escala e no desembarque.

Petrobrás envia a seguinte nota:

A Petrobras confirma a ocorrência de casos de Covid em algumas plataformas. Seguindo o protocolo de segurança, qualquer profissional com sintomas e seus contactantes – sintomáticos ou assintomáticos – é isolado e desembarcado. Assim que o primeiro colaborador reporta sintomas às equipes de saúde a bordo, são tomadas as providências para isolamento, rastreio de contactantes e desembarque. Preventivamente, é realizada testagem de toda a equipe a bordo.

A companhia reforça que, desde o início da pandemia, adota medidas rigorosas de prevenção à Covid-19, que envolvem testagem periódica, com mais de 650 mil testes realizados; redução do efetivo presencial e ampla adoção do teletrabalho; uso obrigatório de máscaras, reforço na higienização e distanciamento nas unidades operacionais, conscientização sobre cuidados individuais dentro e fora do ambiente de trabalho, entre outras medidas”.











Fonte: Petronotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!