Saiba quais os eventos astronômicos que poderão ser vistos no céu em janeiro - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 3 de janeiro de 2021

Saiba quais os eventos astronômicos que poderão ser vistos no céu em janeiro

 Com alinhamento de planetas, o fenômeno poderá ser visto a olho nu

2021 já começa com um espetáculo no céu. No mês de janeiro, eventos astronômicos poderão ser vistos a olho nu. Saiba como, e onde observar.

O evento que ocorre em janeiro é um encontro entre três planetas: Júpiter, Saturno e Mercúrio. A aproximação de Júpiter e Saturno gerou vários fenômenos celestes em dezembro, como a estrela de Davi, que só pode ser vista em ocasiões raras. A novidade é o planeta Mercúrio, que se junta aos dois e promove uma Tripla Conjunção Planetária. O fenômeno poderá ser observado contemplando o horizonte na direção Oeste, nos dias 9, 10 e 11 de janeiro.

Outra conjunção ocorrerá no dia 14 de janeiro, quando a Lua irá se alinhar com o trio. O portal Earth Sky aconselha que, para encontrar os planetas ao anoitecer, o espectador pode primeiro procurar Júpiter, pois é objeto mais brilhante.

No dia 11 de janeiro, outra conjunção poderá ser vista, dessa vez entre a Lua e Vênus. O fenômeno pode ser contemplado por volta das 4 horas da manhã, e segue junta até o sol nascer.

No dia 21 de janeiro, a Lua e Marte ficarão próximos. Urano também se aproximará da dupla, porém a visualização ocorre com dificuldade a olho nu, sendo mais propícios equipamentos especializados. O planeta é o único astro que pode ser visto em aspecto esverdeado.











Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!