Plano 'Farol sem COVID-19' será elaborado por Gabinete de Crise - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sábado, 2 de janeiro de 2021

Plano 'Farol sem COVID-19' será elaborado por Gabinete de Crise

   Gabinete de Crise de combate à Covid-19 é criado


Caberá ao Gabinete de Crise tomadas de decisões para evitar a disseminação da doença no município de Campos

Divulgação

Novos decretos relacionados ao combate à Covid-19 foram publicados, nesta sexta-feira (1). Foi determinada a criação do Gabinete de Crise, com a elaboração do plano estratégico de 100 dias contra a Covid, e a elaboração do plano de vacina a partir das orientações do Ministério da Saúde. Caberá ao Gabinete de Crise tomadas de decisões para evitar a disseminação da doença no município.

De acordo com o documento, entre outros, o Gabinete de Crise do novo governo terá como objetivos e diretrizes a elaboração do plano estratégico de 100 dias; a análise de dados compilados, por um Grupo de Trabalho, de Covid-19 e outras doenças infecciosas; definição e avaliação da efetividade de ações; análise do cenário e divulgação de informações pertinentes. 

Entre as ações imediatas previstas para o Gabinete de Crise, estão a estruturação e regulação de leitos para a Covid; a revisão do Plano Diretor e Arquitetônico de Campos “para que possa ser adaptado futuramente a nova realidade de um momento pós-pandemia”; formação de convênios com a sociedade civil organizada para melhorar estratégias de prevenção e diagnóstico de Covid; criação de canais nas redes sociais para divulgação das medidas preventivas; estruturação os serviços de transporte de acordo com as normas sanitárias; elaboração do plano de vacinação para população seguindo as normativas do ministério da saúde; e a constituição de comissão interinstitucional para avaliação de retorno às atividades escolares.

O gabinete também deverá “elaborar o plano Farol sem COVID-19; apoiar e adaptar as atividades culturais à nova realidade municipal e tomar decisões estratégicas para implementação de medidas populacionais mais restritivas de mobilidade e distanciamento social (lockdown)”. “As reuniões do Gabinete de Crise serão realizadas, preferencialmente, na modalidade remota e, presencial, excepcionalmente, por decisão do Chefe do Poder Executivo”, informou o decreto.

De acordo com o subsecretário adjunto de Atenção Básica e Vigilância Sanitária, Charbell Kury, o Gabinete de Crise será permanente enquanto houver o vírus. “O Gabinete de Crise é uma estratégia de curto, médio e longo prazo, com o objetivo de traçar estratégia com respostas imediatas contra à Covid-19”, disse.

O Gabinete de Crise será composto pelos seguintes membros: Gabinete do Prefeito e Vice-Prefeito; Secretário Municipal de Saúde ou representante; Secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia; Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura e Habitação ou representante; Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima ou representante; Procurador Geral do Município ou representante; Secretário Municipal de Governo e Comunicação Social ou representante.

Também farão parte do Gabinete de Crise a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social ou representante; Subsecretaria de Posturas ou representante; Procon ou representante; Comandante da Guarda Civil Municipal ou representante; Representante da Câmara municipal; Representante do Ministério Público e Defensoria pública; Representantes de Entidades de classe.

  • Casos e mortes — O município de Campos terminou o ano de 2020 com 13.776 casos confirmados, 529 mortes e 11.473 recuperados. No primeiro dia de 2021, a Prefeitura não divulgou o boletim com a atualização das últimas 24 horas. Os dados devem ser divulgados durante os próximos dias.













Fonte: Folha 1 | Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!