Celebrações da Festa de Santo Amaro acontecerão no Centro Pastoral a partir desta quarta - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Celebrações da Festa de Santo Amaro acontecerão no Centro Pastoral a partir desta quarta

Tradição na cidade de Campos, em 2021 a Festa de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista, será diferente. Realizada há 288 anos, com vários momentos marcados pela fé, devoção e manifestação cultural, a programação será mais restrita, devido a pandemia do novo coronavírus. 

A festa vai seguir todos os protocolos sanitários, para o bem-estar dos fiéis. Para ter uma possibilidade de maior distanciamento e melhorar a ventilação, todas as Missas serão realizadas no Centro Pastoral, que funciona ao lado da Igreja, respeitando o limite de 30% da capacidade do espaço. Todavia, para participar das celebrações será necessário realizar o agendamento, pelo telefone da secretaria 22 2738-2454. 

Será disponibilizado álcool em gel e será obrigatório o uso de máscara.

Será aberto nesta quarta o novenário em preparação a tradicional Festa de Santo Amaro. A Santa Missa acontece às 19h e a equipe de acolhida do Santuário estará orientando os fieis com as medidas de proteção com ambiente higienizado.

O novenário acontecerá entre os dias 6 a 14 de janeiro. No dia 10 de janeiro vai ser realizado o Leilão do Padroeiro. O Bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, presidirá tradicionalmente a Santa Missa das 11h, no dia 15. Todas as celebrações serão transmitidas pelas redes sociais da Reitoria de Santo Amaro.

Vai ser publicada pela nova gestão municipal uma cartilha para os peregrinos que vão fazer o Caminho de Santo Amaro de forma individual ou em grupo familiar. Quanto os protocolos sanitários 30% do espaço celebrativo, distanciamento social, higienização e uso de máscaras e todas as celebrações serão realizadas no Salão Comunitário por ser mais amplo e ventilado. – informou Dom Roberto Francisco.

Cavalhada cancelada

A Cavalhada de Santo Amaro pela primeira vez não acontecerá no dia 15 de janeiro, por medida de segurança, para evitar a circulação da Covid 19.  A decisão foi tomada pela comissão organizadora como medida de proteção à vida, saúde e integridade dos integrantes do espetáculo que faz parte da cultura popular. 

José Fernando Teles da Silva, membro da Comissão, destaca a importância do cuidado com a vida da equipe e das pessoas que prestigiam a apresentação todos os anos.

Num tempo de pandemia com muitas mortes e para evitar a circulação do vírus resolvemos cancelar o espetáculo. Todos os anos a apresentação atrai um grande público, e por esse motivo, cancelamos este ano para preservar a vida dos componentes e do público. Ano que vem  teremos o espetáculo. – disse Fernando Teles.

O levantamento do mastro, que tradicionalmente acontece no dia 14 de janeiro, está em análise pela comissão organizadora que cogita a possibilidade de cancelar o evento que acontece por décadas.

Programação confirmada

De 6 a 14  — novenário

  • 18h30 – Ladainha de Santo Amaro;
  • 19h00 – Santa Missa

15 de Janeiro – Dia do Padroeiro 

  • 11h00 – Missa Solene

Dom Roberto Francisco Ferrería Paz



* Sujeita a alteração










Comunicação Diocese de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!