SEAS e INEA expedem Licença de Operação para o maior parque termelétrico do país no Porto do Açu - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

SEAS e INEA expedem Licença de Operação para o maior parque termelétrico do país no Porto do Açu

 O empreendimento, que iniciará operação comercial no primeiro semestre de 2021, contribuirá para a segurança energética do país

Foto: Divulgação

A GNA – Gás Natural Açu, joint venture formada pela Prumo Logística, a BP e Siemens, receberá do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) a Licença de Operação para UTE GNA I, primeira termelétrica do Porto do Açu, localizado no Norte Fluminense. A usina termelétrica a gás natural tem capacidade instalada de 1.338 MW e está em comissionamento. Ela irá começar a operar comercialmente no primeiro semestre de 2021, agregando disponibilidade energética para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

A UTE GNA I faz parte do maior Parque Termelétrico da América Latina, que está sendo construído no Porto do Açu. O projeto compreende a implantação de duas usinas térmicas movidas a gás natural (GNA I e GNA II) que, em conjunto, alcançarão 3 GW de capacidade instalada. Juntas, as duas térmicas irão gerar energia suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências. Além das térmicas, o projeto compreende um Terminal de Regaseificação de GNL (Gás Natural Liquefeito), de 21 milhões de metros cúbicos/dia. O investimento total no projeto é de cerca de R$ 10 bilhões.

A Licença de Operação atesta que a térmica está apta a operar, assim como sua infraestrutura auxiliar, que inclui uma unidade de dessalinização, responsável pelo abastecimento de água da GNA I e da GNA II. A utilização de tecnologias avançadas no projeto possibilita que a sua operação comercial se baseie em 100% de utilização de água do mar, fazendo com que os recursos hídricos sejam utilizados da forma mais sustentável possível.

Além do investimento na unidade dessalinização, estão em execução programas de monitoramento com o objetivo de acompanhar as condições ambientais, tais como de emissões atmosféricas, da qualidade do ar e da fauna. No que diz respeito à vegetação, já foi recuperada uma área de 4,47 hectares de restinga.

Geração de emprego

Ao longo das obras da UTE GNA I, Terminal de Regaseificação de GNL (Gás Natural Liquefeito) e da Linha de Transmissão de 345 kV associada esse projeto, foram gerados mais de 11 mil empregos diretos, contribuindo para a geração de renda e o desenvolvimento local. O empreendimento também comemora um marco de segurança: mais de 21 milhões de horas sem acidentes com afastamento.

A GNA possui, ainda, licença ambiental para mais que dobrar sua capacidade instalada de seu parque termelétrico, podendo chegar a 6,4 GW, o que permitirá o desenvolvimento de projetos termelétricos adicionais no futuro. Somado a isso, a localização estratégica do Porto do Açu, próximo aos campos produtores de pré-sal e ao circuito de transmissão de 500 kV recém licitados, possibilitará a criação de um Hub de Gás, para recebimento, processamento e transporte do gás associado, bem como exportação de grandes blocos de energia, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da região de São João da Barra, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.








Inea

Um comentário:

  1. O porto do açu e uma realidade para nossos filhos e netos os veteranos quem sabia pode ter uma chançe de emprego mas o desenvolvimento de São João da Barra e do Brasil e promissor parabéns complexo industrial porto do açu

    ResponderExcluir

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!