Ciclone: ventos com até 74 km/h e ressacas com ondas de até 2,5 m previstos até terça 27 entre Norte do RJ e ES - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

domingo, 25 de outubro de 2020

Ciclone: ventos com até 74 km/h e ressacas com ondas de até 2,5 m previstos até terça 27 entre Norte do RJ e ES

Há previsão de ventos máximos sustentados entre 30 e 40 nós (55 a 74 km/h) com rajadas, na área marítima entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, do Espírito Santo e da Bahia, até a manhã do dia 27

Foto: Divulgação | Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB), informou neste domingo 25, pela manhã, que houve a formação de um ciclone subtropical na posição 22S038W, sendo classificado como “Depressão Subtropical”, com ventos estimados por satélite entre 25 nós e 30 nós (46 a 55 km/h).

A Marinha informa ainda, que persistem as condições atmosféricas que possibilitam a intensificação do ciclone, que poderá ser classificado como tempestade subtropical. De acordo com as Normas da Autoridade Marítima para Meteorologia Marítima (NORMAM-19), para que haja a classificação do ciclone como tempestade subtropical e a sua nomeação, os ventos deverão ser iguais ou superiores a 34 nós.

É esperado que o ciclone se desloque lentamente para Leste/Sudeste até a manhã desta segunda-feira 26, afastando-se da costa. Há previsão de ventos máximos sustentados entre 30 e 40 nós (55 a 74 km/h) com rajadas, na área marítima entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, do Espírito Santo e da Bahia, ao sul de Belmonte, até a manhã do dia 27, ainda de acordo com a Marinha. 

Os ventos associados ao ciclone poderão provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, com alturas de até 4,5 metros, até a manhã de terça-feira dia 27 de outubro. Também há condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sul a Sudeste, com até 2,5 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, e do Espírito Santo, ao sul de Regência, até a madrugada do dia 27.

Praia do Farol de São Thomé, em Campos, neste domingo 25







Ascom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!