Mais de 700 pessoas participam da Audiência Pública Virtual da GNA - Portal do Farol | O Portal de Notícias do Farol de São Thomé

Notícias

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Mais de 700 pessoas participam da Audiência Pública Virtual da GNA

Transmissão virtual apresentou projeto da Linha de Transmissão 500kV Açu - Campos 2, que vai passar por São João da Barra e Campos
(Foto: Divulgação/GNA)
A Gás Natural Açu (GNA) realizou, na noite desta terça-feira (16), uma audiência pública virtual para apresentar o projeto da Linha de Transmissão 500kV Açu – Campos 2, que vai atravessar os municípios de São João da Barra e Campos. Na ocasião, mais de 700 pessoas, entre moradores, professores, autoridades e especialistas acompanharam o debate ao vivo por meio do site da GNA e canal no YouTube. A audiência também foi transmitida pelas rádios 97 FM (97.1) e Costa Doce FM (101,9), que possuem alcance de mais de 500 mil ouvintes no Norte Fluminense.

Representantes do órgão ambiental, da GNA e da empresa responsável pela realização do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) participaram da mesa diretora. Mais de 40 perguntas sobre o projeto e o processo de licenciamento ambiental foram enviadas por meio dos canais de comunicação disponibilizados pela GNA – site, aplicativo de mensagens e telefone gratuito — e foram respondidas pelos integrantes da mesa diretora.

O formato adotado e o número de participantes foram bastante significativos para uma audiência virtual. “Criamos canais de comunicação com o intuito de incentivar e facilitar o acesso da população para que pudessem conhecer nosso projeto de forma clara e segura. Nosso objetivo sempre foi levar a mensagem de forma esclarecedora e transparente para toda comunidade e autoridades”, afirma João Teixeira, gerente geral de Sustentabilidade da GNA, ressaltando que a iniciativa da empresa seguiu os decretos municipais, estaduais e federais, que proíbem aglomerações para evitar o contágio pelo novo Coronavírus. assim como todos os ritos previstos foram devidamente cumpridos.,

A Audiência Pública virtual foi autorizada por meio de deliberação da Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro e seguiu todos os ritos previstos nos normativos que regulam as Audiências Públicas no Estado do Rio de Janeiro.

A gravação da audiência já está disponível no site: www.gna.com.br/ap. Desta forma, todos podem ter acesso às informações sobre a Linha de Transmissão 500KV Açu – Campos.

As perguntas recebidas nos canais da GNA após o encerramento da fase prevista para tanto foram encaminhadas à CECA e ao Instituto Estadual do Ambiente – INEA, para que sejam respondidas e consideradas no parecer final que antecede a decisão sobre a concessão da licença.

De acordo com o Artigo. 14, § 2º da Resolução CONEMA nº 35/2011, a população terá ainda dez dias úteis, a partir de hoje, 17/6, para enviar perguntas, documentos, sugestões e críticas adicionais sobre o projeto para os seguintes canais:

Coordenadoria de Estudos Ambientais (CEAM)
  • e-mail: ceam@inea.rj.gov.br

Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA)
  • e-mail: ceca@ambiente.rj.gov.br ou ceca.ambiente@yahoo.com.br

Sobre o projeto

A Linha de transmissão 500kV Açu – Campos 2 corresponde a um projeto com 37,72km de extensão, atravessando os municípios de São João da Barra (15,55 km) e Campos dos Goytacazes (21,86 km). A linha é necessária para escoar a energia elétrica gerada pela UTE GNA II, que será construída pela GNA, no Porto do Açu, em São João da Barra, até a subestação Campos 2, em Campos dos Goytacazes, a fim de fornecer energia para o SIN – Sistema Interligado Nacional. O empreendimento integra o parque termelétrico a gás natural que a GNA constrói no Porto do Açu.

Sobre a GNA

A Gás Natural Açu é uma joint venture formada pelas empresas Prumo Logística, a BP e a Siemens dedicada ao desenvolvimento, implantação e operação de projetos estruturantes e sustentáveis de energia e gás. A empresa constrói no Porto do Açu um parque termelétrico a gás natural. O projeto compreende a implantação de duas usinas térmicas movidas a gás natural (GNA I e GNA II) que, em conjunto, alcançarão 3 GW de capacidade instalada. Juntas, as duas térmicas irão gerar energia suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências. Além das térmicas, o projeto compreende um Terminal de Regaseificação de GNL (Gás Natural Liquefeito), de 21 milhões de metros cúbicos/dia.






Fonte: Gás Natural Açu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos Sua Mensagem! Seja Sempre Bem Vindo(a)!